Lula fala em rádio da Paraíba; veja os principais pontos da conversa em rádio de João Pessoas
veja mais
(Brasília-DF, 30/08/2024) O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpre agenda na Paraíba, o primeiro estado a receber águas da Transposição das Águas do São Francisco, estado mais seco do Nordeste e que surgiu em seus primeiros governos. Antes da agenda de compromissos públicos, com destaque para projetos hídricos, Lula concedeu entrevista à Rádio MaisPB, numa conversa com os jornalistas Wallison Bezerra e Heron Cid.
Lula viajou ao estado para participar da inauguração do novo lote do Canal Acauã-Araçagi, considerada a maior obra hídrica da Paraíba e a segunda maior do Nordeste. Ainda nesta sexta-feira, anuncia novos investimentos do Minha Casa, Minha Vida e do Novo PAC, além de obras de expansão do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).
“O primeiro milagre da água é beber água tratada, fazer com que as pessoas sejam saudavelmente respeitadas pelos prefeitos e pelos governadores tratando a água. E o segundo é a capacidade da produção agrícola. Essa água tem de servir para que a gente possa atender pequenas e médias propriedades, sobretudo para aumentar a produtividade no campo, aumentar a qualidade do alimento, de preferência alimentos muito saudáveis, e para dar cidadania às pessoas que trabalham no campo”, disse Lula, sobre a entrega do Lote 2 da Vertente Litorânea Paraibana (Canal Acauã – Araçagi).
Lula falou da importância do Novo PAC para a concretização das obras. Para que isso fosse garantido, o presidente ressaltou a reunião realizada com todos os governadores, no início de 2023, em que cada um deles apresentou as ações prioritárias de cada estado.
“Está tudo definido no PAC. E se está definido que tenha mais um canal, vai ter mais um canal. Vamos colocar dinheiro para as coisas acontecerem. Com os estados mais ricos, a gente faz financiamento. Com os mais pobres, a gente coloca no orçamento da União, que é para garantir que as coisas possam acontecer. O nosso compromisso é fazer as coisas acontecerem”, resumiu Lula.
BR-230
Perguntado sobre as obras de triplicação da BR-230 na Paraíba, o presidente ressaltou que a obra seguirá em andamento em ritmo intenso. Ele destacou a conversa que teve com o Ministro dos Transportes, Renan Filho.
“Essa obra vai sair. Ela já está sendo feita em dois trechos e vai ter um ritmo muito grande. O DNIT está altamente comprometido em terminar essas obras”, afirmou o presidente. Pode ficar certo que a BR-230 vai sair. É um compromisso meu e é uma promessa minha”.
Confira algumas das principais respostas do presidente:
INVESTIMENTOS
“Se você pegar o investimento em 2023 na área rodoviária, a gente investiu mais que o outro governo em quatro anos. Assim vale para a educação, vale para a saúde. O Mais Médicos, quando chegamos, encontramos 12 mil médicos. Hoje já estamos com 26 mil e se precisar mais vamos contratar. O que queremos é fazer com que o povo mais humilde, trabalhador, que está na periferia, esse cara tenha acesso a saúde. Não apenas uma consulta, mas ter acesso ao remédio e aos especialistas. A minha grande agonia é garantir que o povo pobre tenha direito aos especialistas.”
SAÚDE
“Eu me recuso a utilizar a palavra custo com saúde, eu me recuso a utilizar a palavra custo com educação, eu me recuso a utilizar a palavra custo com aumento de salário. Por que o teu patrão te dá um aumento e é custo? O aumento é um investimento no profissional, ele quer que você continue competente, que trabalhe com carinho, com amor. Assim vale para professores, para trabalhadores de fábrica. É preciso apenas inverter a coisa. Eu só falo investimento. Uma pessoa que tem acesso ao médico e se cura, foi um investimento, porque ele curado produz dez vezes mais do que doente.”
ALIMENTAÇÃO
“Tínhamos acabado com a fome em 2014. Eu volto em 2023 com 33 milhões de pessoas passando fome outra vez. Ou seja, andamos para trás, parecia um caranguejo. Nós, em apenas um ano e oito meses, já tiramos 24 milhões e 500 mil pessoas da fome e vamos terminar o mandato com todo mundo tomando café da manhã, almoçando e jantando neste país.”
REDES SOCIAIS
“Todo e qualquer cidadão, de qualquer parte do mundo, que tem investimento no Brasil, está subordinado à Constituição e às leis brasileiras. Portanto, a Suprema Corte tomou uma decisão (sobre a rede social X). O cidadão cumpre determinadas coisas ou não cumpre, ou vai ter que tomar outra atitude. Não é porque o cara tem muito dinheiro que o cara pode desrespeitar. Esse país não é um país que tem uma sociedade com complexo de vira-latas. Porque o cara é americano, gritou, a gente fica com medo? Não!”.
ECONOMIA
“Eu aprendi na minha vida que muito dinheiro na mão de poucos significa miséria, analfabetismo, fome. Agora, pouco dinheiro na mão de muitos, significa distribuição de riqueza. E é esse país que quero criar, onde todos tenham o mínimo necessário para sobreviver. Vamos criar e as coisas vão dar certo. Está tendo investimento, a economia está crescendo mais do que o mercado previa, a inflação está controlada, a massa salarial cresceu 11,7%. É o maior crescimento desde que se começou a medir o crescimento da massa salarial. O salário mínimo já aumentou duas vezes. Nós estamos com muito investimento e muito crescimento.”.
( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)