31 de julho de 2025
Brasil e Economia

DESTAQUES DO DIA: Mercados globais em alta e no Brasil atenção para PNAD de julho com dados de emprego e renda

Veja mais

Publicado em
Mercados em alta

(Brasília-DF, 30/08/2024) A Política Real teve acesso ao relatório “Moorning Call” da XP Investimentos apontando que os mercados globais estão em alta e no Brasil atenção para IBGE divulga a Pnad de julho, que trará informações relevantes sobre o mercado de trabalho, como a taxa de desemprego e a evolução dos salários.

Veja mais:

Nesta quinta-feira, os futuros nos Estados Unidos abrem em alta (S&P 500: 0,4%; Nasdaq 100: 0,7%), no aguardo da divulgação da inflação medida pelo deflator do índice de consumo pessoal (PCE) referente a julho. O dado é um dos três importantes catalisadores até a reunião do Fed de setembro, e pode afetar as expectativas do mercado em relação à previsão de cortes até o final do ano e ao cenário “goldilocks” atualmente esperado.

Na Europa, as bolsas operam em alta e o índice pan-europeu atinge máxima histórica (Stoxx 600: 0,3%) após dado de inflação ao consumidor em linha com o esperado. Na China, as bolsas fecharam em forte alta (CSI 300: 1,3%; HSI: 1,1%), impulsionadas pelo setor imobiliário, após governo considerar permitir refinanciamentos de hipotecas para redução de dívidas e alívio do consumidor chinês.

Economia

No cenário internacional, a segunda leitura do PIB americano mostrou expansão de 3,0% anualizados no segundo trimestre, acima da expectativa de mercado e da leitura prévia, puxado especialmente pelo consumo das famílias. Hoje, o deflator do PCE, métrica de inflação predileta do Fed, será divulgado e terá potencial de movimentar os mercados. Na Zona do Euro, a inflação de agosto veio em linha com o esperado, mostrando resistência dos preços de serviços.

IBOVESPA +0,95% | 136.041 Pontos.  CÂMBIO +1,22% | 5,62/USD

Expert XP 2024

A Expert XP 2024, maior festival de investimentos do mundo, começa hoje em São Paulo. Serão dois dias de evento, com Earvin Magic Johnson, Mohammed El-Erian, Fernando Haddad e outros grandes nomes na lista de convidados. Acompanhe a cobertura completa aqui.

Ibovespa

O Ibovespa fechou em queda de 1,0% ontem, aos 136.041 pontos, perdendo a marca histórica dos 137.00 pontos, após um movimento de forte abertura da curva de juros e realização de lucros.

O principal destaque positivo na Bolsa brasileira do dia foi Gerdau (GGBR4, +2,3%), após a companhia anunciar que levantou quase R$ 2 bilhões em créditos tributários. Já a Azul (AZUL4, -24,1%) ficou na ponta negativa, após a repercussão de uma notícia afirmando que a empresa considera realizar um pedido de Chapter 11 (equivalente à recuperação judicial nos EUA). Após essa notícia, a Azul publicou um fato relevante, esclarecendo que houve uma má interpretação dos fatos e reafirmou uma série de negociações que havia divulgado anteriormente envolvendo ações para melhoria de sua estrutura de capital.

Renda Fixa

As taxas da curva de juros encerraram a sessão de quinta-feira com forte abertura por toda extensão da curva. Domesticamente, discussões sobre a ampliação do benefício do vale gás acabaram por elevar a percepção de risco fiscal.

Nos EUA, a divulgação do PIB do segundo trimestre apontou uma economia ainda aquecida, levando investidores a reduzirem suas apostas em um corte de juros de 50bps na reunião de setembro do Federal Reserve. Por lá, os rendimentos das Treasuries – títulos soberanos americanos – de 2 anos fecharam em 3,87% (+4,0bps) e as de 10 anos em 3,87% (+3,0bps). DI jan/25 fechou em 10,985% (alta de 4bps vs. pregão anterior); DI jan/26 em 11,83% (alta de 12bps); DI jan/27 em 11,805% (alta de 18bps); DI jan/29 em 11,875% (alta de 16,5bps).

Na agenda do Brasil, o IBGE divulga a Pnad de julho, que trará informações relevantes sobre o mercado de trabalho, como a taxa de desemprego e a evolução dos salários. Também teremos a divulgação das estatísticas fiscais do setor público consolidado.  De grande relevância, hoje é o último dia para que o governo envie o Orçamento de 2025. Por fim, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, proferirá discurso na Expert XP; ao final do dia, será a vez de Fernando Haddad, ministro da Fazenda, falar no evento

( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)