DESTAQUES DO DIA: Mercados globais com sinais mistos e no Brasil atenção para divulgação da prévia do PIB, o IBC-Br
veja mais
(Brasília-DF, 16/08/2024) A Política Real teve acesso ao relatório “Moorning Call” da XP Investimentos aponta o mercado global sem clareza e no Brasil destaque para a divulgação do IBC-Br de junho pelo Banco Central, proxy mensal do PIB.
Veja mais:
Mercados globais
Nesta sexta-feira, os futuros nos Estados Unidos abrem sem direção definida (S&P 500: -0,1%; Nasdaq 100: 0,1%), e as taxas das treasuries caem.
Na Europa, as bolsas operam em alta (Stoxx 600: 0,3%), impulsionadas por empresas dos setores industrial, tecnologia, varejo e financeiro. Na China, as bolsas fecharam positivas (CSI 300: 0,1%; HSI: 1,9%), com alta em Hong Kong impulsionada pelos temas de “novo consumo”, tecnologia e inteligência artificial.
Economia
No cenário internacional, vendas no varejo surpreendem positivamente nos Estados Unidos, ao passo que a produção industrial reportou dados abaixo do esperado. Com consumo ainda sólido, o mercado diminuiu apostas para queda acentuada na atividade americana. Na agenda de hoje, destaque para a sondagem do consumidor da Universidade de Michigan.
IBOVESPA +0,63% | 134.153 Pontos. CÂMBIO +0,29% | 5,48/USD
Ibovespa
Na quinta-feira, o Ibovespa fechou em alta de 0,6%, aos 134.153 pontos, o oitavo pregão seguido de alta. Durante a sessão, chegou a superar sua máxima histórica de 134.194 pontos, atingida no final de dezembro do ano passado, antes de recuar no final. Somente em agosto, a Bolsa brasileira acumula ganhos de 5,1%.
O dia foi marcado pela publicação dos dados de pedidos de seguro-desemprego e de vendas no varejo nos Estados Unidos, que indicaram uma atividade econômica ainda sólida no país e ajudaram a afastar os temores de recessão.
O principal destaque positivo do dia foi IRB (IRB3, +30,7%), após a divulgação dos resultados da companhia, que vieram acima do esperado, e elevação de recomendação por um banco de investimentos. Já o principal destaque negativo foi Petz (PETZ3, -8,6%), também após a divulgação de seus resultados, considerados negativos pelos investidores (veja aqui a nossa análise).
Para o pregão desta sexta-feira, os destaques econômicos serão a divulgação do IGP-10 e do índice de atividade econômica IBC-Br no Brasil.
Renda Fixa
As taxas da curva de juros encerraram a sessão de quinta-feira com abertura por toda extensão da curva. No Brasil, as taxas dos ativos locais tiveram alta após venda total dos lotes de NTN-F (1,5 milhão) e de LTN (9 milhões) por parte do Tesouro.
Nos EUA, os rendimentos das Treasuries – títulos soberanos americanos – de 2 anos fecharam em 4,08% (+14,0bps) e as de 10 anos em 3,92 % (+9,0bps). DI jan/25 fechou em 10,785% (alta de 3,2bps vs. pregão anterior); DI jan/26 em 11,53% (alta de 12bps); DI jan/27 em 11,49% (alta de 14bps); DI jan/29 em 11,49% (alta de 10bps).
No Brasil, destaque para a divulgação do IBC-Br de junho pelo Banco Central, proxy mensal do PIB. Segundo a imprensa, Lula deve nomear Gabriel Galípolo para a presidência do Banco Central ainda em agosto. No Congresso, votação sobre o projeto de compensação da desoneração da folha de pagamentos é adiado, após falta de consenso sobre majoração do JCP.
( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)