DESTAQUES DO DIA: Mercados globais em alta e no Brasil atenção para Pesquisa Mensal de Serviços de junho
Veja os números
(Brasília-DF, 13/08/2024) A Política Real teve acesso ao relatório “Moorning Call” da XP Investimentos apontando que os mercados globais estão em alta e no Brasil atenção para Pesquisa Mensal de Serviços de junho.
Veja mais:
Nesta terça-feira, os futuros nos Estados Unidos abrem em alta (S&P 500: 0,3%; Nasdaq 100: 0,4%). A temporada de resultados perde força nessa semana. Hoje, o destaque é Home Depot. A rede de varejo de construção anunciou que espera vendas mais fracas para o restante do ano, e caem cerca de -4% nas negociações pré-mercado. Na Europa, as bolsas operam em queda (Stoxx 600: -0,2%) no aguardo de dados de inflação e após dados de emprego fortes no Reino Unido. Na China, as bolsas fecharam em alta (CSI 300: 0,3%; HSI: 0,4%).
Economia
Na Zona do Euro, o indicador Sentimento Econômico do instituto ZEW continuou a cair em agosto, alcançando 17,9 pontos – o menor valor em nove meses. Na Alemanha, o movimento foi o mesmo. Segundo o presidente do instituto, as expectativas econômicas ainda são afetadas por um alto nível de incerteza, impulsionado por uma política monetária ambígua e a crescente preocupação com uma possível escalada do conflito no Oriente Médio. Nos Estados Unidos, hoje teremos os dados de inflação ao produtor de julho. Também na agenda, teremos o discurso do presidente do diretor do banco central americano, Raphael Bostic.
IBOVESPA +0,52% | 131.297 Pontos. CÂMBIO -0,27% | 5,50/USD
Ibovespa
O Ibovespa fechou em alta de 0,4% ontem, aos 131.116 pontos, marcando o quinto dia consecutivo de alta do índice, impulsionado por petroleiras após o aumento das tensões geopolíticas no Oriente Médio provocar uma alta do preço do Brent de 2,9%.
A Petrobras (PETR3, +2,8%; PETR4, +2,3%) ficou entre os principais destaques positivos na Bolsa brasileira do dia. Já o principal destaque negativo foi Azul (AZUL4, -12,0%), após a companhia publicar seus resultados do segundo trimestre, que decepcionaram o mercado (veja aqui a nossa análise).
Para o pregão desta terça-feira, teremos a pesquisa mensal de serviços de julho no Brasil, e dados de inflação ao produtor nos Estados Unidos. Para a temporada de resultados do 2T24 do Brasil, teremos Bradespar, BTG Pactual, Cemig, Even, JBS, LWSA, Multilaser e Raizen. Confira todos os resultados do Brasil e os resultados internacionais.
Renda Fixa
As taxas da curva de juros encerraram a sessão de segunda-feira com leve abertura nos vértices curtos. No Brasil, membros do Banco Central reforçaram o discurso restritivo de que uma possível alta da Selic não foi descartada. Além disso, buscaram reforçar a credibilidade dos membros do BC, o que resultou num recuo do dólar para R$ 5,49/US$.
Nos EUA, os investidores preferiram não tomar grandes posições, ao passo que esperam a divulgação de dados de inflação. Por lá, os rendimentos das Treasuries – títulos soberanos americanos – de 2 anos fecharam em 4,01% (-4,0bps) e as de 10 anos em 3,90 % (-4,0bps). DI jan/25 fechou em 10,765% (alta de 2bps vs. pregão anterior); DI jan/26 em 11,565% (alta de 2,5bps); DI jan/27 em 11,56% (alta de 0,5bps); DI jan/29 em 11,62% (inalterada 0bps).
No Brasil, diretores do Banco Central discursaram ontem e reforçaram o firme compromisso da autoridade com a meta de inflação. Em evento com investidores, Gabriel Galípolo apontou que a possibilidade de alta da taxa Selic “está na mesa”. O presidente da instituição, Roberto Campos Neto, ressaltou que a autoridade monetária vai fazer o que for preciso para levar a inflação à meta. Na agenda, destaque para a divulgação da Pesquisa Mensal de Serviços de junho. Será relevante observar como as variáveis se comportaram após os impactos das enchentes no Rio Grande do Sul em maio.
( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)