Nova Sudene.
Ciro Gomes espera convencer ACM quanto a destinar mais recursos para Sudene; Ele disse que comemorou a indicação.
( Brasília-DF,1º/09/2004) O ministro Ciro Gomes, da Integração Nacional, disse hoje que comemorou a indicação do senador Antonio Carlos Magalhães(PFL-BA) para relatar a proposta de recriação da Sudene que já está no Senado, como revelou a Política Real na semana passada.
- Pensamos diferente em muitos assuntos, mas ele me respeita e eu o respeito. Tem gente que gosta dele e gente que não gosta, mas não posso negar que seja um dos políticos mais prestigiados e prestigiosos do Nordeste e um dos que melhor conhece a região. Comemorei sua indicação! – disse Ciro Gomes, agora há pouco, logo após palestra dada em reunião do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, que se realizou hoje de manhã no Interlegis, órgão do Senado Federal.
Sobre a possibilidade de convencer o senador baiano a mobilizar o Senado – casa legislativa que tem vários ex-governadores e representa os estados no Parlamento – para convencer os governadores a liberarem recursos do Fundo Regional que foi retirado da proposta de recriação da Sudene, ainda na Câmara, por determinação dos senadores ainda durante a reforma tributária, ele foi categórico na dúvida.
- Vai ser difícil, mas converso com o senador de homem para homem, ele me respeita e eu o respeito. Nesse episódio ou eu o convenço ou ele me convence.
Durante a fala aos componentes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, CONDAF, ele disse que a insistência dos governadores em tirarem recursos da Sudene para seus orçamentos de infra-estrutura seria um “ equívoco histórico” – repetindo o que já tinha afirmado em outros momentos. Ele fez uma exposição revelando detalhes do mapeamento feito pela Integração na formulação do Plano Nacional de Desenvolvimento Regional. Ele vem divulgando o documento em várias palestras que vem fazendo pelo país.
Sobre os recentes números, revelados pelo IBGE e destacados pela Política Real, sobre o aumento dos investimentos em construção pesada entre 1.996 e 2.002 na região Nordeste, sobrepondo o Sul e ficando atrás, apenas, do Sudeste ele fez algumas considerações:
- Temos que relativar. Os grandes investimentos feitos no Sudeste já foram feitos, datam de 30 anos. Não resta dúvida que a defasagem entre o Sudeste e o Nordeste, assim como o Centro-Oeste e o Norte, datam de JK. Temos que relativizar(as revelações do IBGE), tanto no calendário como no volume. Porém, não podemos negar os investimentos que foram feitos em aeroportos e portos.
Ele, porém, lembrou que o atual governo está investindo em aeroportos.
Durante a fala feita aos conselheiros do CONDAF ele disse que o Governo passado destruiu a política de desenvolvimento regional que existia.
- Eles destruíram a Sudene, o DNOCS , a Codevasf , o Finor. Isso não é um querer individual, é fato!
( da redação com informações de Genésio Araújo Junior)