Inquérito

CPI do Extermínio vai investigar bandidagem no Nordeste

Publicado em

( Brasília-DF,26/09/2003)  A Comissão Parlamentar de Inquérito, CPI, para "investigar a ação criminosa das milícias privadas e dos grupos de extermínio em toda a Região Nordeste". – CPIGRUPO, foi instalada nessa semana, quarta à tarde,24 – e começará a trabalhar efetivamente na semana que vem. O relator da “CPI do Extermínio”, como já passou a ser chamada, será o deputado Luiz  Couto(PT-PB) - disse a Politicareal que a definição do cronograma de trabalhos deverá dar prioridade aos recentes casos das chacinas de Jaguaribe, no Ceará, e os últimos casos denunciados na cidade de Gioana(PB), que fica na região fronteiriça  com Pernambuco.

 

 

O presidente da CPI é o deputado Bosco Costa(PSDB) – o primeiro Vice será o deputado Vicente Arruda(PSDB-CE) e o segundo o deputado Luiz Alberto(PT-BA). O terceiro Vice ainda não tinha sido definido. O deputado estadual Nélson Martins(PT-CE), informou o relator Luiz Couto, encaminhou ainda na quarta requerimento pedindo que a CPI vá ao Ceará investigar a chacina que já vitimou 9 pessoas na região do Jaguaribe, com claros indícios de violência cometida por milícias rurais.

 

 

Luiz  Couto garantiu que irá solicitar que se convoque o agente de polícia civil Sérgio de Sousa Azevedo, que vem sendo acusado de liderar milícias na região de Goiana, assim como na região do Brejo e do Agreste paraíbano. Couto informou que Sousa Azevedo estaria atuando na coordenação de milícias que atuam contra agricultores e sindicalistas do Movimento dos Sem-Terra, naquela região, e que lutam pela reforma agrária em terras ociosas.   “ Lamento que muitos ex-policiais, seguranças e ex-seguranças estejam sendo constantemente citados e envolvidos com esse tipo de delitos”, disse Couto.

 

 

As investigações da CPI  envolverá 48 deputados, sendo a maioria do Nordeste. O Prona que não possui parlamentares na região, indicou dois paulistas. Até essa sexta chamava atenção os nomes indicados pelo PFL, um dos maiores partidos da Região, que só tinha  indicado um carioca e um gaúcho.

 

 

COMPOSIÇÃO – As bancadas dos Estados foram razoavelmente premiadas. Alagoas indicou os deputados Helenildo Ribeiro(PSDB) e Benedito de Lira(PP), ambos titulares.

 

 

A Bahia ficou com Luiz Alberto(PT), Mário Negromonte(PP) e Daniel Almeida( PC do B), todos titulares e os suplentes, o líder de bancada, Nélson Pellegrino(PT) e Colbert Martins(PPS).

 

 

O Ceará indicou João Alfredo(PT) e Vicente Arruda(PSDB), ambos titulares e os deputados José Pimentel(PT) e Almeida de Jesus(PL), como suplentes.

 

 

O Maranhão  tinha indicado o deputado Ribamar Alves(PSB).  Sem nenhuma suplente.

 

 

A Paraíba, além de Luiz Couto(PT), indicou  Inaldo Leitão(PL), ambos titulares. Suplente será o deputado Wellington Roberto(PL).

 

 

Já Pernambuco, terá Marcos de Jesus(PL), como titular e o suplente Maurício Rands(PT).

 

 

O Piauí  terá o deputado Marcelo Castro(PMDB), titular.  

 

 

O Rio Grande do Norte só tinha indicado o deputado Nélio Dias(PP), como suplente.

 

 

Para finalizar, o Sergipe só tinha indicado o deputado Bosco Costa(PSDB) que será  presidente da Comissão.

 

 

( por Toni Duarte)