- Cadastre-se
- Equipe
- Contato Brasil, 20 de julho de 2025 02:56:59
( Publicada originalmente às 13h 56 do dia 16/07/2025)
(Brasília-DF, 17/07/2025). Nesta quarta-feira, 16, o deputado Arthur Lira (Progressistas-AL) divulgou um novo relatório ao PL 1.087/2025 que trata da isenção do Imposto de Renda. No relatório divulgado na semana passada, Lira mudava a proposta do Governo de redutor da incidência da tributação mínima sobre dividendos. Na proposta, versão, apresentada hoje que foi aprovada por unanimidade no plenário da Comissão Especial, Lira retomou o redutor e disse que o Fazenda enviou mais informações o que motivou a retomada da medida. A cobrança só voltará em 2026.
O redutor sobre a cobrança do Imposto de Renda incidirá sobre os dividendos de pessoas físicas que tenham empresas. A intenção é que não haja um excesso da carga tributária.
O texto segue para plenário. Arthur Lira disse que “cumpriu a missão” e agora a pauta pertence ao presidente da Câmara e aos lideres partidários que vão definir o dia da votação.
Na prática a Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprovou isenção do IR para quem recebe até 5 mil, redução do imposto até R$ 7.350 e taxação maior para renda acima de 50 mil.
Veja como ficou o relatório AQUI
Governo
Os governistas imediatamente comemoraram a aprovação do texto de Lira na Comissão Especial.
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, comemorou a decisão.
“Justiça tributária avança com a aprovação, na comissão especial da Câmara, da proposta do presidente @LulaOficial. de isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil. Agradeço aos deputados e deputadas, ao relator Artur Lira e ao presidente da Comissão, Rubens Junior. Agora a proposta segue para o plenário da Câmara, onde esperamos consolidar essa conquista. É assim que se constrói um país mais justo. “, disse.
O líder do Governo na Câmara, deputado José Guimarães, também comemorou o relatório de Lira.
“Importante vitória! Aprovamos na comissão especial do Imposto de Renda por 25 a 5 votos a isençäo para quem ganha ate 5 mil reais e de 5 mil a 7,350 reduçäo progressiva. Esse projeto foi encaminhado ao Congresso pelo presidente @LulaOficial”, disse.
( da redação com informações de assessoria e redes sociais. Edição: Política Real)