• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 17 de abril de 2024 21:08:59
Em Tempo Real
  • 27/10/2021 08h05

    CPI DA PANDEMIA: Relatório final é aprovado por 7 votos contra 4; Omar Aziz diz que relatório será entregue ao PGR Augusto Aras nesta quarta-feira

    Veja mais
    Foto: Imagem de Streaming

    Plenário da CPI conclui os trabalhos

    ( Publicada originalmente às 20h 50 do dia 16/10/2021) 

    (Brasília-DF, 27/10/2021) O Plenário da CPI da Pandemia no Senado em ato final aprovou por 7 votos a 4 o relatório final do senador Renan Calheiros( MDB-AL).

    Votaram a favor do texto  os senadores Omar Aziz (PSD-AM), Eduardo Braga (MDB-AM), Humberto Costa (PT-PE), Otto Alencar (PSD-BA), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Renan Calheiros (MDB-AL) e Tasso Jereissati (PSDB-CE).

    Votaram contra Eduardo Girão (Podemos-CE), Marcos Rogério (DEM-RO), Jorginho Mello (PL-SC) e Luis Carlos Heinze (PP-RS).

    A sessão desta terça-feira,26, foi iniciada às 10h24 e teve dois intervalos ao longo do dia. Foram lidos três votos em separado e Renan também leu o complemento do seu relatório final. Como o texto dele foi aprovado, os demais votos em separado não são colocados em votação. 

    Omar Aziz (PSD-AM) anunciou que amanhã o comando da CPI vai entregar ao procurador-geral da República, Augusto Aras, o documento final da CPI.

    Reta final antes da votação

    O senador Renan Calheiros (MDB-AL),  despendindo-se da missão, fez diversos agradecimentos e afirmouque o relatório final é histórico e “comprovou crimes do governo brasileiro na condução da pandemia”. Ele garantiu que cobrará “todas as punições aqui indicadas”.

    “Vimos crimes aterradores e barbaridades desumanas, desprezo com a dor e escárnio com a vida. As atrocidades cometidas por este governo não serão esquecidas. Nós não esqueceremos. O caos do governo Jair Bolsonaro entrará para a história como o mais baixo degrau da indigência humana e civilizatória, reúne o que há de mais rudimentar, infame e sombrio da humanidade. Bolsonaro sabotou a ciência, é despreparado, desonesto, caviloso, arrogante, autoritário com índole golpista, belicoso, mentiroso e agiu como um missionário enlouquecido para matar o próprio povo. Há um homicida homiziado no Palácio do Planalto “,  disse Renan.

    Renan agradeceu nominalmente a diversos consultores legislativos do Senado, ao presidente da CPI, Omar Aziz, “pela impecável condução na presidência” e às senadoras que participaram da Comissão, mesmo não sendo membros. 

    Agradeceu também à Coalizão Negra por Direitos, juristas, diversos senadores e a todos os cidadãos que acompanharam os 182 dias de CPI. Agradeceu, ainda, aos internautas que ajudaram nas investigações, a todos os funcionários do Senado e aos órgãos da imprensa.

    (da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)

     

     

     

     


Vídeos
publicidade