• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 29 de março de 2024 11:10:35
Em Tempo Real
  • 22/09/2021 08h10

    SABATINA NA JUSTIÇA: Ricardo Lewandowski pede informações a Davi Alcolumbre por não ter definido a data da sabatina de André Mendonça para vaga no STF

    Veja mais
    Foto: Arquivo da Política Real

    Ricardo Lewandowski decidiu

    ( Publicada originalmente às 19h50 do dia 21/09/2021) 

    (Brasília-DF, 22/09/2021). Atendendo pedido em Mandado de Segurança (MS) 38216, apresentado pelos senadores Alessandro Vieira(Cidadania-SE) e Jorge Kajuru(Podemos-GO), o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu informações ao senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal, sobre as razões pela não inclusão em pauta da sabatina de André Mendonça, indicado pelo presidente da República para ocupar a vaga aberta na Corte em decorrência da aposentadoria do ministro Marco Aurélio.

    No MS, os senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jorge Kajuru (Podemos-GO) qualificam como ato “ilegal e abusivo” a conduta de não pautar reunião da CCJ para chancelar ou rejeitar o nome indicado para a cadeira no STF. Os senadores lembram que a mensagem presidencial com a indicação foi enviada em 2/8. Em 18/8, foi encaminhada à publicação no site do Senado e, no dia seguinte, passou a constar a informação de que aguarda a designação de relator para apreciar a indicação.

    Segundo os parlamentares, todos os meios idôneos ao alcance dos senadores já foram utilizados para que Alcolumbre paute a sabatina, e vários líderes partidiários requereram formalmente a designação de sessão para esse fim, mas não houve êxito.

    Vieira e Kajuru alegam que a situação acarreta dano ao interesse público, comprometendo a prestação jurisdicional do STF, que deixa de contar com um ministro em sua composição e obriga o presidente da Corte a proferir o chamado “voto de minerva” em casos de empate.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)

     

     

     


Vídeos
publicidade