• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 24 de abril de 2024 13:42:00
Em Tempo Real
  • 17/08/2021 07h50

    PGR SOB PRESSÃO:Augusto Aras, em nota de assessoria, diz que atua em três áreas e as outras cabe a outros entes do MPF; ele tem sido cobrada para exercer todas as suas prerrogativas

    Veja mais
    Foto: Arquivo da Política Real

    Augusto Aras

    ( Publicada originalmente às 20h 45 do dia 16/08/2021) 

    (Brasília-DF,17/08/2021) O Procurador Geral da Republica(PGR), Augusto Aras, tem sido cobrado para assumir os papéis constitucionais que precisa ocupar. Em nota, hoje, a assessoria de comunicação da PGR divulgou nota explicando que a imprensa bem fazendo cobranção a ele. Na verdade, a imprensa revela os rúídos que bem do próprio Ministério Público e de seguidas manifestações de ministros da Suprema Corte. 

    Aras diz que atua no controle constitucional no Supremo, comanda o Conselho do MP e representa o MPF enfre os poderes e que todo o resto ele delega para outros entes do MPF.

    Veja a íntegra da nota:

    Nota  Pública

    Augusto Aras ressalta independência funcional de integrantes da cúpula do MPF

    A propósito de reportagens jornalísticas que atribuem ao procurador-geral da República, Augusto Aras, posições externadas em manifestações de distintos membros do Ministério Público Federal, com atuação em órgãos de cúpula da instituição, o PGR esclarece:

    - A Lei Complementar 75/1993, que trata da organização, atribuições e funcionamento do Ministério Público da União, elenca uma série de funções exercidas a partir tanto por delegações do procurador-geral da República quanto de processos internos de seleção. Aos respectivos ocupantes é assegurada a independência funcional.

    - É o caso do vice-procurador-geral da República, o vice-procurador-geral Eleitoral, os subprocuradores-gerais da República, os integrantes do Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF), das Câmaras de Coordenação e Revisão, os chefes da Ouvidoria e da Corregedoria do MPF. Todos gozam de independência plena para os atos, sobre os quais respondem em todas as esferas.

    - Na atual gestão, em regra, o procurador-geral da República atua no controle concentrado de constitucionalidade junto ao Supremo Tribunal Federal, representa o MPF internamente e perante os chefes de Poder, além de exercer a presidência do Conselho Nacional do Ministério Público. Os demais casos são distribuídos aos órgãos e membros aos quais está reservada a atribuição.

    - Considerando que manifestações exaradas por esses membros do MPF são públicas, não há justificativa para que, tendo conhecimento dos respectivos autores, parte da imprensa insista em atribuir ao PGR o teor das petições. Além de ser uma inverdade, esse comportamento ignora um dos princípios mais caros para o MP. A independência funcional foi estabelecida da Constituição de 1988. O integral cumprimento em todas as instâncias é fundamental para que se mantenha o equilíbrio harmônico e essencial à democracia.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)

     


Vídeos
publicidade