• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 29 de março de 2024 11:22:40
Em Tempo Real
  • 02/08/2021 08h11

    VOTO IMPRESSO: Deputado General Girão diz que o sistema eleitoral com voto eletrônico é rápido, mas poderia ser mais lento e mais seguro; parlamentar do PSL do Nordeste se mantém fiel a Bolsonaro

    O resto da bancada do PSL do Nordeste ou é independete ou faz oposição ao Governo Federal
    Foto: Arquivo da Política Real

    General Girão

    ( Publicada originalmente às 18 h 00 do dia 01/08/2021) 

    (Brasília-DF, 02/08/2021) O deputado General Girão(PSL-RN) divulgou artigo, que também foi enviado a Política Real, em defesa do voto “impresso e auditável”. Ele destaca em seu texto que o sistema de apuração de votos no Brasil é muito ágil e rápido, porém em nome da segurança ele defende o voto impresso.  

    Ele, ao contrário do Presidente Bolsonaro, não faz acusações contra a Justiça, mas lamenta os que são contrários. O deputado eleito pelo RN, dos cinco deputados e deputada eleitos em 2018 na onda bolsonarista é o único que se mantem fiel ao presidente da República nas suas pautas consideradas ideológicas.  O resto da bancada do PSL do Nordeste ou é independente ou faz clara oposição ao Governo Federal.

    Veja a íntegra do texto:

    A pressa é inimiga da perfeição

    Hoje, 1° de agosto, o Brasil foi às ruas para que o grito entoado nas avenidas brasileiras possa alterar o que acontece atualmente nas urnas. Nós temos um sistema de votação secreto que é um dos mais rápidos do mundo. Mas por que queremos tanta rapidez na apuração dos votos? Será que isso é o mais importante em uma democracia? Sabermos, de imediato, o resultado da votação? Ou a democracia exige segurança, exige garantia de que a vontade do cidadão foi retratada no voto.

    Sabemos, sim, que o sistema eletrônico permite que a apuração seja rápida, mas não totalmente segura, até porque todo sistema eletrônico desenvolvido na história do mundo recebe upgrade, ou seja, um aperfeiçoamento daquele processo eletrônico que está sendo usado. Então, as urnas precisam sim ser mais seguras.

    A vontade do povo expressada nas urnas não pode ficar sujeita a uma intervenção de um hacker, de um invasor, que altere o resultado final. É possível manipulação? Sim. Toda e qualquer operação eletrônica que use a rede mundial de computadores está sujeita à invasão, à alteração daquele procedimento realizado.

    Então, o que nós queremos é que uma impressora seja acoplada à urna eletrônica e que essa impressora possa apresentar para o eleitor aquilo que ele mostrou eletronicamente na máquina.  A partir, o voto seria impresso para que, ao final da apuração eletrônica, a apuração manual também seja feita da forma mais transparente possível.

    O ditado popular é sábio: a pressa é inimiga da perfeição. Nós precisamos ter a garantia de que a vontade popular está sendo atendida. Nós precisamos ter a garantia de que o nosso desejo expressado ao apertar a tecla de confirma também seja computado manualmente e seja mostrada a verdade das eleições. Quem está contra esse aperfeiçoamento, nós lamentamos muito. Mas esperamos que a vontade popular mude e oriente a cabeça de deputados e senadores que irão ouvir o ecoar do grito das ruas pedindo: "Voto Impresso Auditável Já!"

    General Girão

    Deputado Federal/RN

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)


Vídeos
publicidade