• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 25 de abril de 2024 07:11:16
Em Tempo Real
  • 17/06/2021 07h48

    CPI DA PANDEMIA: Senadores rejeitam requerimento para convocação de Carlos Gabbas, do Conóscio Nordeste; governistas dizem que querem esconder corrupção e oposicionistas alegam que recursos do consórcio não são federais

    Veja mais
    Foto: Edilson Rodrigues/ Ag. Senado

    Eduardo Girão destaca que a maioria dos senadores da CPI são do NO e NE

    ( Publicada originalmente às 11h 33 do dia 16/06/2021) 

    (Brasília-DF, 17/06/2021) Os senadores da CPI da Pandemia no Senado votaram na manhã desta quarta-feira, 16, pedidos mediante requerimento dos Eduardo Girão (Podemos-CE), Ciro Nogueira (PP-PI) e Marcos Rogério (DEM-RO) defendendo a convocação do diretor-executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas. O requerimento foi rejeitado por 6 votos a 4.  O senador Humberto Costa(PT-PE), assim que a proposta foi colocada em votação pelo presidente do colegiado, senador Omar Aziz(PSD-AM), como fez na semana passada argumentou que os recursos dos Consórcio Nordeste são dos estados e não da União e com isso a proposta fugiria do escopo da CPI.

    Os senadores que dão apoio ao Governo Federal fizeram questão de salientar que os senadores de oposição e independeste estavam querendo esconder investigações que interessam a sociedade.

    “ Bom, eu levantei aqui, primeiro, que o Consórcio Nordeste não tem nenhuma dificuldade de vir aqui se pronunciar sobre essa compra e sobre outros assuntos. No entanto, o Consórcio Nordeste tem uma representação legal, que é o seu Presidente, que, inclusive, já se colocou à disposição para vir aqui, independentemente da decisão do Supremo Tribunal Federal. Ele viria aqui mediante convite.”, disse inicialmente.

    Em seguida, ele voltou a salientar que os recursos dos estados na realização de contratos não são federais.

    “Segundo: é muito claro que o poder de investigação desta CPI, no que diz respeito a recursos transferidos para os Estados, é claro no sentido de que têm que ser recursos que foram transferidos a título de enfrentamento à pandemia; segundo, têm que ser recursos de transferência voluntária e do Governo Federal, obviamente.”, disse.

    O senador Marcos Rogério(DEM-RO) disse que é fundamental a ida de Gabbas falar aos senadores do colegiado.

     “A vinda do Sr. Gabas a esta CPI é algo que vai determinar se esta CPI realmente tem um lado – e não é um lado político, não, de ser contra o Presidente ou a favor do Presidente –, o lado da busca da verdade, se tem ou não tem.  E digo mais: tem outro personagem que nós deveríamos trazer aqui, que tem requerimento meu aí também, que a Polícia Civil da Bahia também investigando e que, por uma razão objetiva, o afastaram do cenário para poder dar um ar de que foi feito justiça, que é o Sr. ex-Secretário Bruno Dauster. É necessário que ele venha aqui também, porque foi responsável por um processo importante naquele Estado. Neste momento, Sr. Presidente, acho que todos nós temos a compreensão da necessidade imperiosa de se trazer aqui o Sr. Gabas para esclarecer os escândalos envolvendo o Consórcio Nordeste. É a ponderação que faço a V. Exa”, finalizou.

    O senador Eduardo Girão(Podemos-CE) destacou o interesse dos senadores da CPI pelo caso do Consórcio Nordeste e sua compra de respiradores, ainda no início da pandemia, no ano passado, que além de não terem tido sucesso na entrega tieram recursos descviados da. Girão disse quer 82% dos senadores da CPI são do Norte e Nordeste daí o interesse pelo trabalho do Consórcio Nordeste.

    “E se esta CPI, que tem 82% de senadores... Olha que detalhe, Jorginho Mello, você é uma raridade aqui, porque esta CPI – pouca gente sabe disso – 82% dos Senadores que a compõem, entre titulares e suplentes, são sabe de onde? Do Nordeste e do Norte do Brasil – dez Senadores do Nordeste. Por isso que eu gostaria que a gente votasse votando contra a corrupção aqui.”, disse.

    Girão destacou que o Consórcio Nordeste pagou antecipadamente os recursos e na avaliação dele houve corrupção.

    “O pagamento executado de forma antecipada, R$48 milhões do povo nordestino, sem observância dos trâmites legais, da execução de despesas publicadas e sem a existência de garantias de cobertura de danos, prejuízos decorrentes do contrato. Tal fato indicava, desde o início, alto risco de inexecução contratual.

    Para fechar.

    O pagamento do total contratado foi feito mediante transferência para o banco Itaú. Sabe por quem? Pelo Sr. Joseilton Gonçalves dos Santos, Diretor Administrativo e Financeiro do Consórcio Nordeste, e pelo Sr. Carlos Gabas, Secretário Executivo do Consórcio Nordeste, em duas parcelas: no dia 7 e 8 de abril, portanto, antes da emissão da nota fiscal.”, disse.

    Votaram contra o requerimento atendendo o argumento feito pelo senador Humberto Costa os seguintes senadores: Renan Calheiros( MDB-AL), Jader Barbalho( MDB-PA), Randolfe Rodrigues(Rede-AP), Tasso Jereissati( PSDB), Omar Aziz(PSD-AM) e Humberto Costa(PT-PE). Votaram pelo requerimento além de sues autores o senador Jorginho Mello(PL-SC).

    O senador Ciro Nogueira(Progressistas-PI) fez duras críticas a decisão em sua conta no Twitter.

    “Ao rejeitar a convocação de Carlos Gabas, a maior parte dos senadores da CPI da Covid fechou os olhos para as denúncias contra o consórcio Nordeste, que comprou respiradores que jamais foram entregues à população.

    Enquanto isso, seguem aprovando convocações irrelevantes, com o único propósito de fomentar a guerra política contra o governo federal. Se alguém ainda tinha dúvidas da parcialidade dessa CPI, hoje não tem mais.”, disse.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)

     


Vídeos
publicidade