• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 25 de abril de 2024 11:27:19
Em Tempo Real
  • 07/05/2021 08h01

    CPI DA PANDEMIA: Depois de insistência de senador Otto Alencar, que é médico, ministro Marcelo Queiroga reconheceu que cloroquina gera arrítmia cardíaca

    Veja mais
    Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

    Otto Alencar fez questionamentos a Queiroga

    ( Publicada originalmente às 16h 00 do dia 06/05/2021) 

    (Brasília-DF, 07/05/2021) O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga,  em sua participação na CPI da Pandemia nesta quinta-feira, 5, se esforçou ao máximo para evitar dar uma declaração categórica aos senadores se apóia, ou não, as idéias do presidente Jair Bolsonaro(sem partido) sobre o uso da cloroquina para fazer o enfrentamento do covid-19.   Teve um momento quando foi confrontado pelo senador Otto Alencar(PSD-BA) que é médico ele reconheceu que a orientação da cloroquina sem orientação médica leva a arritimia.

    O senador baiano lembrava a todo momento que a Sociedade Brasileira de Cardiologia não defende seu uso. Queiroga preferia dizer que outros medicamentos off label também geravam arritimia, mas no final ele reconheceu.

    “Pode ter arritmias cardíacas, Senador.”, disse Queiroga.  

    Otto Alencar lembrou que o Bolsonaro age com irresponsabilidade ao recomendar que as pessoas comprem nas farmácias e tomem o medicamento.

    “Então, não pode o Presidente da República receitar para o povo brasileiro hidroxicloroquina para que todos possam comprar na farmácia e tomar. Isso é uma coisa de grande falta de responsabilidade, Ministro.”, disse, o senador.

    Veja  parte do diálogo-debate entre os senador baiano e o ministro paraubano:

    O SR. OTTO ALENCAR (PSD - BA. Por videoconferência.) – V. Exa. realmente não consegue responder, Ministro, lamentavelmente. O senhor é médico, fez o juramento de Hipócrates, mas não consegue responder àquilo que eu pergunto. Respondeu, afirmativamente, foi até positivo, que a hidroxicloroquina realmente aumenta o espaço QT e pode levar o paciente à parada cardíaca. Não é assim que o senhor falou? Pode levar ou não pode levar?

    O SR. MARCELO ANTÔNIO CARTAXO QUEIROGA LOPES – Eu já falei, Senador, que não só a hidroxicloroquina, como outros medicamentos que são usados off label.

    O SR. OTTO ALENCAR (PSD - BA. Por videoconferência.) – Mas eu estou perguntando, Ministro, sobre a hidroxicloroquina. Eu estou perguntando sobre a hidroxicloroquina.

    O SR. MARCELO ANTÔNIO CARTAXO QUEIROGA LOPES – Senador existem outros medicamentos off label que podem levar a problemas, não só esse.

    O SR. OTTO ALENCAR (PSD - BA) – Eu não estou perguntando... Ministro, por favor, eu estou perguntando sobre a hidroxicloroquina e não sobre outros medicamentos.

    Sinceramente, nós somos médicos, estamos falando aqui na ciência. Não precisa botar a política na ciência. Eu quero saber se para o coração ou não para o uso da hidroxicloroquina de forma indeterminada por um paciente que tem doença do coração. É isso que eu quero perguntar a V. Exa.

    O SR. MARCELO ANTÔNIO CARTAXO QUEIROGA LOPES – Eu já respondi a V. Exa., Senador. Se o senhor não compreendeu, eu peço desculpa.

    O SR. OTTO ALENCAR (PSD - BA. Por videoconferência.) – Então, V. Exa. respondeu afirmativamente que para o coração se tomar...

    O SR. MARCELO ANTÔNIO CARTAXO QUEIROGA LOPES – Pode ter arritmias cardíacas, Senador.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)

     


Vídeos
publicidade