• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 25 de abril de 2024 00:48:59
Em Tempo Real
  • 27/04/2021 07h41

    BOLSONARO NO NORDESTE: Bolsonaro inaugura trecho da BR-101; ele xinga jornalista por não ter gostado de pergunta feita

    Ele mandou recado ao governador Rui Costa que se manifestou, em respota, nas redes sociais
    Foto: site da Infraestrutura de Instagram da TV Aratu

    Bolsonaro faz inauguração de trecho da BR-101

    ( Publicada originalmente às 13h 00 do dia 26/04/2021) 

    (Brasília-DF, 27/04/2021)  Na manhã desta segunda-feira, 26. O presidente Jair Bolsonaro(sem partido) participou da entrega de 22 quilômetros de pistas duplicadas da BR-101, na Bahia, a partir do entroncamento com a BR-324 em direção à divisa com Sergipe, referentes aos lotes 1, 2 e 4. A obra é do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), ligado ao Ministério da Infraestrurura.  O presdiente Jair Bolsonaro após o evento, em coletiva, xingou uma jornalista por não ter gostado da pergunta feita.

    Os  motoristas passam a contar agora com 58 quilômetros de pistas com capacidade ampliada no estado. No total, o Governo Federal entregou mais de 180 quilômetros de novas pistas na Bahia, em 2021.

    “Essa é mais uma duplicação que vai potencializar a logística não só deste estado mas do Brasil inteiro. Uma duplicação que vai se integrar também ao que vem sendo realizado no restante da Bahia e contribuir com o crescimento do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia)”, destacou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, lembrando ainda da recente concessão da FIOL, que injetará mais de R$ 3 bilhões em infraestrutura no estado.

    Nos quatro primeiros meses de 2021, além dos 22 quilômetros duplicados, o MInfra e o DNIT entregaram 77 quilômetros de pistas pavimentadas da BR-235/BA, 67 quilômetros de adequação da BR-135/BA e 16 quilômetros de duplicação da BR-116/BA.

    Relevância

    Entre os lotes entregues, o 4 é de grande importância pela ligação rodoviária aos grandes polos comerciais e industriais do estado, como Alagoinhas, Pedrão, Teodoro Sampaio e Conceição do Jacuípe. Nele, as equipes do DNIT atuaram na duplicação de mais seis quilômetros, entre os km 158,5 e km 164,5. Uma região conhecida pela quantidade de fábricas de grande porte, como cervejarias. Um ponto estratégico de logística por se conectar à BR-324/BA, que liga a cidade de Feira de Santana até a capital Salvador.

    O lote 1 da BR-101/BA ganhou mais cinco novos quilômetros duplicados, entre o km 36,6 e km 41,6. Com isso, o segmento passa a contar agora com mais de 27 quilômetros de pistas amplas e mais seguras. No lote 2, outros 11 quilômetros foram abertos ao trânsito, do km 67,8 ao km 78,8, totalizando mais de 24 quilômetros de melhorias. Os trechos servem aos municípios de Rio Real, Aporá, Timbó, Esplanada e Entre Rios.

    A BR-101 é um dos principais corredores rodoviários do Brasil, atravessando 12 estados, cortando o país de Norte a Sul, e com um fluxo diário de mais de 12 mil veículos – 60% relacionados ao transporte de cargas. Durante a atual gestão do Governo Federal, também já ocorreram duplicações na BR-101 ao longo dos estados do Espírito Santo, Alagoas e Sergipe.

    Polêmica

    O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) xingou a repórter da TV Aratu( SBT), Driele Veiga  durante sua passagem na Bahia.   Ao ser questionado sobre o motivo de pousar com uma placa "CPF cancelado" enquanto o país bate recordes de mortes pela Covid-19, o chefe do Executivo chamou a jornalista de "idiota".

    O governador da Bahia, Rui Costa,(PT-BA), comentou no Twitter o episódio.

    “Ao invés de trabalhar, ele ataca governadores, ameaça as instituições, provoca aglomerações, despreza as vacinas. E continua agredindo jornalista. Lamentável. Minha solidariedade a Driele Veiga e a todos os jornalistas que têm convivido com essa rotina de ofensas do presidente.”, disse, inicialmente. Em seguida, Costa saiu em defesa da imprensa.  “A imprensa é um pilar fundamental da democracia. Tem que ser preservada e defendida”, disse no Twitter.

    Mais

    O Presidente Jair Bolsonaro, durante a coletiva no local do evento, disse para não esticaream a corda, numa mensagem indireta ao governador da Bahia, Rui Costa(PT), crítico do governo.

     

    "Não estiquem a corda mais do que está esticada", disse, ao ser questionado sobre o uso das Forças Armadas para acabar com as restrições de enfrentamento à pandemia da Covid no estado.

    "As Forças Armadas estão aí para garantir a lei e a ordem, estão ferindo o Artigo 5º da Constituição Federal, ou não? Estão ferindo o direito da pessoa ter emprego, de exercitar a sua fé, é só ver se isso tá sendo desrespeitado ou não, é inconcebível o que alguns governadores e prefeitoso têm feito", disse.

    Segundo Bolsonaro, as eleições de 2022 ainda não têm o preocupado. "Não estou preocupado com 22, é outra história, a Bahia que vai escolher seus representantes. Não estou preocupado com Lula, minha preocupação é com o Brasil, mas se alguém for votar em alguém com passado do Lula, é porque não entende nada de política".

    Sindicato dos Jornalista

    O Sindicato dos Jornalistas da Bahia condenou o ato e divulgou nota. Confira abaixo na íntegra:

    O Sinjorba (Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia) lamenta mais uma vez ter que emitir nota para criticar o comportamento do presidente da República, Jair Bolsonaro. Mas não pode deixar de manifestar seu repúdio ao xingamento proferido por ele contra a jornalista Driele Veiga, da TV Aratu, chamada de “idiota” somente por estar exercendo seu ofício que é entrevistar aquele investido em cargo público.

    Durante a inauguração de um trecho da BR-101, na Bahia, na manhã desta segunda (26), a repórter perguntou ao presidente sobre uma postagem feita por ele na qual aparece segurando uma placa com a expressão CPF CANCELADO, frase normalmente utilizada por bandidos e/ou agentes de segurança (que não compreendem seu papel público) para se referir a quem morreu em confrontos. 

    O xingamento, na opinião do presidente da entidade, Moacy Neves, revela o traço imaturo e autoritário de Bolsonaro, que não consegue conviver com a crítica, com o contraditório, com a diferença e nem com a obrigação de conceder entrevistas e responder às perguntas dos jornalistas, principalmente se do outro lado estiver uma mulher. “É comum que pessoas imaturas e políticos autoritários ajam com grosseria, falta de educação e violência quando confrontados com seus erros e irresponsabilidades, aumentando o grau de irracionalidade quando se tratar de um homem e do outro lado estiverem as mulheres”, diz ele.

    Para Moacy, o presidente Jair Bolsonaro mostra ser totalmente despreparado para exercer cargo público. “A maior autoridade do país não pode incentivar desrespeito aos direitos humanos e nem agir com grosseria com a imprensa, que é os olhos e a forma de comunicação entre os poderes e a sociedade”, diz o sindicalista. Este fato soma-se a centenas de outros ocorridos ao longo de pouco mais de dois anos de mandato, marcados por agressões dele e de seus seguidores aos profissionais do jornalismo e radialismo.

    O Sinjorba solidariza-se com a jornalista Driele Veiga e conclama a categoria a se unir em torno da entidade para reagirmos com vigor diante dos abusos de algumas autoridades e seus seguidores contra a imprensa. “Mais do que nunca precisamos defender a democracia brasileira, ameaçada por títeres e viúvas da ditadura militar, que usam leis anacrônicas e os cargos que ocupam para intimidar o exercício da liberdade de imprensa e o ofício de seus trabalhadores”, conclui Moacy Neves.

    ( da redação com informações de assessoria e do site da TV Aratu. Edição: Genésio Araújo Jr)


Vídeos
publicidade