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  • 09/04/2021 07h59

    LEILÕES: Bahia Mineração arremata FIOL por R$ 3,3 bilhões em segundo dia da Infra Week; Tarcísio Gomes de Freitas comemorou assim como João Leão que representou o Governo da Bahia

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    Foto: Twitter

    Tarcísio Gomes de Freitas simboliza arremate , na B3, em imagem no seu Twitter

    ( Publicada originalmente às 14h 45 do dia 08/04/2021) 

    (Brasília-DF, 09/04/2021) A série de leilões de concessões programado na semana chamada Infra Week organizado pelo Ministério da Infraestrutura com agências reguladoras do setor teve nesta quinta-feira, 8, um dia voltado para o setor de transportes.

    A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) leiloou a subconcessão do trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) na B3, em São Paulo, que se estende por 537 quilômetros entre as cidades de Ilhéus e Caetité, na Bahia.  A Bahia Mineração S/A (Bamin) será a concessionária. Ela foi a única a participar do leilão. Ela vai cuidar da finalização do empreendimento e operação do trecho 1, em uma concessão que vai durar 35 anos. Ao todo serão investidos R$ 3,3 bilhões. Esses investimentos também vão contribuir para a criação de 55 mil empregos entre diretos, indiretos e efeito-renda ao longo da concessão.

    O ministro da Infraestrutura, Tarcísio  Gomes de Freitas entende que  a Infra Week, semana para conceder à iniciativa privada 28 ativos de infraestrutura, já é um sucesso. "Emblemático fazer leilão de ferrovias. Nunca se fez tanto em ferrovias e um dos nossos objetivos é justamente o reequilíbrio da matriz de transporte. Estamos diante do projeto mais transformador da Bahia", afirmou, após a revelação do lance do vencedor.

    "O leilão de hoje marca a possibilidade de retomar uma obra que estava paralisada há 10 anos", ressaltou o ministro em coletiva após o leilão.  "Estamos celebrando R$ 3,3 bilhões de investimentos contratados e a criação de mais de 50 mil empregos", finalizou.

    O Governo da Bahia  participou do evento de hoje e comemorou o resultado.  O Governo da Bahia diz que atuou ativamente para retomar a obra, de responsabilidade da União, por entender a importância do equipamento para o desenvolvimento econômico do estado.

    O trecho 1 já tem mais de 80% concluído, com previsão de conclusão em 24 meses. Com o trecho 2, que chegará até Barreiras, a ferrovia funcionará como um corredor de escoamento de minérios do sudoeste baiano e da produção agrícola que vem do oeste, levando toda esta carga para o Porto Sul, uma das principais obras estruturantes realizadas pelo Governo da Bahia.  Com a construção da Ponte Salvador-Itaparica, outra grande obra estruturante do estado, o acesso entre a capital e o porto terá ainda redução de 100km no trajeto.

    "Mais um dia de vitória. A Fiol será uma locomotiva de desenvolvimento da Bahia e agora vai rodar, carregando minério, soja, melhorando as condições de Ilhéus à Caetité - que vai se transformar em uma grande cidade em função da mineração -, além de Barreiras, um dos principais polos do agronegócio no estado. Essa ferrovia trará ainda mais progresso", afirma o vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico.

    Segundo o presidente da Companhia Baiana de Produção Mineral (CBPM), Antonio Carlos Tramm, a mineração, através da Bahia Mineração (Bamin), vai garantir a carga inicial da Fiol.

    “Se considerarmos as jazidas minerais já localizadas e identificadas na região de Caetité, além de todo o trabalho de prospecção que a companhia está fazendo nos 100 km no entorno dos trilhos, mais o transporte da produção do agronegócio que virá de Barreiras, vamos ver que rapidamente haverá necessidade de ampliar a sua capacidade de transporte. Além de transportar riquezas, os trilhos da ferrovia vão facilitar a implantação de internet via fibra óptica nos 30 municípios que ela cruza, levando desenvolvimento e progresso ao interior do nosso estado”, avalia.

    Porto Sul

    A Fiol tem uma relação direta de dependência com o Porto Sul, localizado no distrito de Aritaguá, em Ilhéus, que está sendo constituído através de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) firmada entre o Estado da Bahia e a Bamin. A ferrovia irá transportar a produção de minérios e de grãos até o porto para que as cargas sejam distribuídas. 

    As obras já foram iniciadas desde novembro de 2020, com todos os protocolos de segurança para evitar contaminação da Covid-19. Essa etapa conta com a construção da ponte rodoviária sobre o Rio Almada, que terá acessos pela BA-001 e BA-262 e inclui a construção de vias, instalação de sinalização, implantação de redes elétrica e de água, entre outras ações.

    O avanço físico da obra, até 30 de março de 2021, é de 18,45%. Esta primeira fase contempla as construções de todas as estruturas viárias internas que devem ser concluídas em 2022. No mês de julho está prevista o início da obra de construção da parte marítima. Atualmente, gera 400 empregos diretos e, quando alcançar o pico, outros 1.200 postos de trabalho indiretos serão gerados, tendo ainda todas as licenças ambientais necessárias para a evolução.

    Para o secretário de infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, a Fiol e o Porto Sul vão proporcionar uma mudança não só para o desenvolvimento econômico do estado, mas também na infraestrutura rodoviária da Bahia. “A ferrovia é um avanço da estrutura logística não só do estado, mas do Brasil. A construção dos empreendimentos provocará alterações importantes de rodovias já existentes e a necessidade de implantação de outras. Além disso, vai reduzir o fluxo de cargas pesadas nos corredores rodoviários”.

    Nesta sexta-feira, 9, se dará o último leilão da Infra Week quando serão concedidos à iniciativa privada cinco terminais portuários. São quatro terminais de líquido no Porto de Itaqui, no Maranhão, importantes para a logística de distribuição de combustível no Nordeste; e um no Porto de Pelotas, no Rio Grande do Sul, destinado à madeira.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)

     

     

     


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