• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 28 de março de 2024 06:53:21
Em Tempo Real
  • 30/03/2021 08h18

    Governadores divulgam carta contra fake news e pedem adoção de providências; caso da Bahia foi o estopim

    Veja a íntegra da nota
    Foto: Depositephotos

    Farol da Barra foi palco de morte polêmica

    ( Publicada originalmente às 19h 20 do dia 29/03/2021) 

    (Brasília-DF, 30/03/2021) Governadores de 15 estados do Brasil, em momento de tensão nacional face o enfrentamento do covid-19, eles divivulgaram carta em que manifestam "indignação em face da crescente onda de agressões e difusão de Fake News que visam a criar instabilidade institucional nos Estados e no País".

    A repercussão dos movimentos bolsonaristas nas redes sociais, afirmando que o PM baano Wesley Santos foi morto no Farol da Barra, em Salvador(BA), por supostamente ter se colocado contra as medidas de restrição que a PM da Bahia faz crumprir foi um dos motivos dessa reação dos governadores.

    Na carta, os gestores lembram que o Brasil vive um período de emergência pública, em razão da aceleração dos casos de covid-19. "Enquanto isso, alguns agentes políticos espalham mentiras sobre dinheiro jamais repassado aos estados, fomentam tentativas de cassação de mandatos, tentam manipular policiais contra a ordem democrática, entre outros atos absurdos", afirma o texto.

    Os governadores ainda convocam o presidente da República e os presidentes da Câmara dos Deputados, do Senado e do Supremo Tribunal Federal (STF) "para que adotem todas as providências de modo a coibir tais atos ilegais e imorais".

    Por fim, demonstram solidariedade e apoio às forças policiais em relação a "reivindicações justas quanto à vacinação, pleito em análise no âmbito do Ministério da Saúde pela Comissão Intergestores Tripartite - CIT".

    Além do governador da Bahia, Rui Costa, assinam a carta os governadores Flávio Dino (Maranhão), Helder Barbalho (Pará), Paulo Câmara (Pernambuco), João Doria (São Paulo), Ronaldo Caiado (Goiás), Mauro Mendes (Mato Grosso), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Camilo Santana (Ceará), João Azevêdo (Paraíba), Renato Casagrande (Espírito Santo), Wellington Dias (Piauí), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), Belivaldo Chagas (Sergipe), Reinaldo Azambuja (Mato Grosso do Sul) e Waldez Góes (Amapá).

     

    Veja a íntegra da carta:

     

    CARTA DOS GOVERNADORES: QUEREMOS VERDADE E PAZ!

    Os governadores manifestam sua indignação em face da crescente onda de agressões e difusão de Fake News que visam a criar instabilidade institucional nos Estados e no País. Vivemos um período de emergência na saúde, e a vida de todos os brasileiros está em grave risco.

    Os governadores, juntamente com os servidores públicos e profissionais do setor privado, estão lutando muito para garantir atendimento de saúde e apoio social à população. Enquanto isso, alguns agentes políticos espalham mentiras sobre dinheiro jamais repassado aos estados, fomentam tentativas de cassação de mandatos, tentam manipular policiais contra a ordem democrática, entre outros atos absurdos.

    Registramos especialmente o nosso protesto quando são autoridades federais, inclusive do Congresso Nacional, que violam os princípios da lealdade federativa.

    Conclamamos o Presidente da República, os Presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, bem como o Presidente do Supremo Tribunal Federal, para que adotem todas as providências de modo a coibir tais atos ilegais e imorais.

    Os Estados e todos os agentes públicos precisam de paz para prosseguir com o seu trabalho, salvando vidas e empregos. Estimular motins policiais, divulgar Fake News, agredir Governadores e adversários políticos, são procedimentos repugnantes, que não podem prosperar em um país livre e democrático.

    Finalmente, sublinhamos a nossa gratidão a todos os servidores públicos e profissionais que têm atuado incessantemente para vencermos a pandemia. Merecem especial destaque as forças policiais, que têm a nossa solidariedade e apoio em relação a reivindicações justas quanto à vacinação, pleito em análise no âmbito do Ministério da Saúde pela Comissão Intergestores Tripartite - CIT.

    Brasília, 29 de março de 2021.

     

    RUI COSTA

    Governador do Estado da Bahia

    FLÁVIO DINO

    Governador do Estado do Maranhão

    HELDER BARBALHO

    Governador do Estado do Pará

    PAULO CÂMARA

    Governador do Estado de Pernambuco

    JOÃO DORIA

    Governador do Estado de São Paulo

    RONALDO CAIADO

    Governador do Estado de Goiás

    MAURO MENDES

    Governador do Estado de Mato Grosso

    EDUARDO LEITE

    Governador do Estado do Rio Grande do Sul

    CAMILO SANTANA

    Governador do Estado do Ceará

    JOÃO AZEVÊDO

    Governador do Estado da Paraíba

    RENATO CASAGRANDE

    Governador do Estado do Espírito Santo

    WELLINGTON DIAS

    Governador do Estado do Piauí

    FÁTIMA BEZERRA

    Governadora do Estado do Rio Grande do Norte

    BELIVALDO CHAGAS

    Governador do Estado de Sergipe

    REINALDO AZAMBUJA

    Governador do Estado de Mato Grosso do Sul

    WALDEZ GOÉS

    Governador do Estado do Amapá

    ( da redação com informações de assessorias e redes sociais. Edição: Genésio Araújo Jr)

     

     

     


Vídeos
publicidade