• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 25 de abril de 2024 17:35:53
Em Tempo Real
  • 30/03/2021 08h13

    CRISE BAIANA: Depois que Bia Kicis pressionou que PM baiana não cumpra medida de restrição contra o covid, Marcelo Ramos diz que ela como parlamentar e no comando da CCJ não poderia liderar motim

    Veja mais
    Foto: Will Shutter/ Ag. Câmara

    Bia Kicis está agora sob pressão

    ( Publicada originalmente às 19h 00 do dia 29/03/2021) 

    (Brasília-DF, 30/03/2021) Neste final de semana, um policial militar da Bahia, Wesley Soares, foi morto no Farol da Barra, em Salvador(BA), num surto. Ele atirou contra os colegas e acabou morto. Segundo padrões internacionais de segurança, foi identificado que ele estava em surto suicida. Ele falava palavras de ordem e tinha símbolos nacionais. As redes bolsonaristas, com apoio da deputada Bia Kicis(PSL-DF), divulgaram que ele foi morto por não querer cumprir medidas de isolamento social da pandemia. A deputada está sendo acusada de incentivar que a PM da Bahia não cumpra a lei e a hierarquia. 

    Depois das reclamações generalizadas, a deputada retirou suas postagens que incentivavam o motim na PM da Bahia.

    “Nesta madrugada fui informada, de q o PM morto, em surto, havia atirado p/ o alto e foi baleado por http://colegas.As redes se comoveram e eu tb.Hoje cedo removi o post p/ aguardarmos as investigações. Inclusive diante do reconhecimento da fundamental hierarquia militar.”, disse nesta tarde no Twitter.

    O deputado Marcelo Ramos(PL-AM), Vice Presidente da Câmarta, em postagem no Twitter, “repreendeu” a deputado,  que é Presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados(CCJ).

    “Deputada @Biakicis  a condição de parlamentar não nos permite incitar o cometimento de crimes. A condição de presidente da CCJ, menos ainda. O respeito a hierarquia é elemento essencial para as PMs e um parlamentar estimular motins é algo muito grave.”, disse o VP da Câmara.

    Na Bahia

    O governador da Bahia, Rui Costa, nesta segunda-feira ,29, por meio de vídeo divulgado pelas redes sociais e para imprensa se pronunciou a respeito da operação envolvendo o policial militar Wesley Soares, no Farol da Barra, em Salvador.

    “Quero lamentar profundamente o fato ocorrido neste domingo e, ao mesmo tempo, demonstrar meus sentimentos e solidariedade com a família do policial envolvido, mas também quero estender minha solidariedade a todos os policiais que participaram daquela operação. Todos que participaram merecem aqui o nosso reconhecimento porque colocaram sua própria vida em risco”, afirmou o governador.

    Rui citou também as fake news e discursos de ódio contra políticos: “O Brasil vive um ambiente de difusão do ódio, da mentira e da calúnia desde 2018. A cada dia que passa, a situação se agrava ainda mais. O final de semana inteiro foi de ataque, não só ao governador da Bahia, mas a vários governadores e prefeitos do país inteiro. Se alguém acha que vai nos intimidar distribuindo mentiras, calúnia, difamação, está muito enganado”.

    Oposição

    Os partidos de oposição decidiram representar no Conselho de Ética da Câmara contra a deputada Bia Kicis (PSL-DF) por incentivar pelas redes sociais motins de policiais militares da Bahia contra o comando da corporação naquele estado.

    “Bia Kicis está liderando um movimento com deputados extremistas para criar o caos, usando a PM para provocar uma verdadeira guerra contra governadores e estimular uma tentativa de golpe no país. Este tipo de conduta é criminosa e agora a deputada terá que prestar contas ao Conselho de Ética da Câmara”, disse o líder da Minoria na Câmara, deputado Marcelo Freixo (Psol-RJ).

     

    ( da redação com informações de assessorias e redes sociais. Edição: Genésio Araújo Jr)


Vídeos
publicidade