• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 28 de março de 2024 20:30:02
Em Tempo Real
  • 30/03/2021 07h55

    RELAÇÕES EXTERIORES: Senadores querem bloquear nomeação de embaixadores

    Veja mais
    Foto: Ag. Senado/ Edição Política Real

    Jaques Wagner e Jean Paul Prates anunciam resolução

    ( Publicada originalmente às 09h 49 do dia 29/03/2021) 

    (Brasília-DF, 30/03/2021) Ainda na sexta-feira, 26, antes até das suspeitas levantadas pelo chanceler Ernesto Araújo contra senadora Kátia Abreu(Progressistas-TO), os senadores Jean Paul Prates(PT-RN), líder da Minoria, e o senador Jaques Wagner(PT-BA), vice-líder do PT no Senado, apresentaram um projeto de resolução (PRS 24/2021) que propõe a suspensão de nomeações de embaixadores no Senado.

    “A política externa do Brasil está entregue a um indivíduo que, como sobejamente demonstrado na Audiência Pública realizada no Senado Federal, na quarta-feira (24), não reúne as  mínimas condições para representar os autênticos interesses brasileiros no cenário mundial.  Nossa política externa é desastrosa e ajudou a tornar o Brasil um pária mundial e ameaça global. A atuação de Ernesto Araújo  compromete, inclusive, a obtenção das vacinas destinadas a salvar a vida de milhões de brasileiros”, descreve no documento.

    O senador Jaques Wagner destacou o atraso para o Brasil que é a permanência de Ernesto Araújo no comando do MRE.

    “A permanência do atual ministro  no comando do Itamaraty é insustentável. Ele joga no lixo a tradição reconhecida da diplomacia brasileira. Prejudica nossas relações políticas e econômicas lá fora, sendo movido exclusivamente por um pensamento atrasado de extrema-direita.”, disse, hoje, em sua conta no Twitter

    A proposta visa trazer ao foco da República a real emergência em curso, que já matou mais de 300.000 brasileiros, e concentrar todos os esforços do Senado em torno de medidas pertinentes ao combate à pandemia, sejam elas domésticas ou internacionais, como por exemplo a negociação com a OMC pra obter a quebra de patentes e  fazer gestões bilaterais para adquirir vacinas e insumos. “Cabe a este Senado sublinhar a centralidade da emergência, e liderar o rechaço ao negacionismo, à irresponsabilidade e à inércia, para salvar as vidas de brasileiras e brasileiros”, completa.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)


Vídeos
publicidade