• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 24 de abril de 2024 22:55:05
Em Tempo Real
  • 10/02/2021 08h10

    Renildo Calheiros é novo líder do PCdoB na Câmara em 2021; “Teremos um ano de combate”, diz

    Irmão do senador alagoano do MDB, Renan Calheiros, Renildo está no quarto mandato federal e assume o comando da bancada comunista pela terceira vez
    Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputado

    Renildo Calheiros se manifesta no plenário Ulysses Guimarães nesta terça-feira

    ( Publicada originalmente às 19h00 do dia 09/02/2021) 

    (Brasília-DF, 10/02/2021) O deputado Renildo Calheiros (PCdoB-PE) foi oficializado nesta terça-feira, 9, como o novo líder da bancada comunista na Câmara durante um almoço que reuniu diversos correligionários na liderança do partido. Ele foi escolhido por unanimidade pelos colegas, tendo o nome confirmado pela comissão política nacional da legenda, que tem como presidente a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos.

    Em seu pronunciamento, o novo líder do PCdoB destacou que este ano será de muita luta e os setores da sociedade que confiaram nos parlamentares do espectro popular progressista nas eleições de 2.018 esperam que seus representantes não cumpram com seus compromissos para a manutenção da democracia e na garantia dos direitos individuais e sociais.

    “Me sinto muito honrado com a confiança da Bancada e do partido. Suceder a talentosa deputada Perpétua Almeida será um grande desafio. Teremos um ano de muito combate. Vamos à luta!”, exclamou o novo novo líder da legenda.

    À frente da Bancada do PCdoB na Câmara em 2020, a deputada Perpétua Almeida (AC) passou o cargo para Renildo num discurso que fez no plenário Ulysses Guimarães.

    “Renildo já foi líder da nossa bancada em outros momentos. Renildo tem sido um professor para cada um de nós. Costumo dizer para ele: que se não fiz como deveria algo na liderança, é porque esqueci algumas lições de Renildo Calheiros, a nossa grande referência”, comentou a parlamentar acreana.

    “Gostaria de agradecer ao colégio de líderes da minoria e da oposição, a convivência na bancada do partido e no colégio de líderes. Foi para mim um grande aprendizado. Foi uma honra muito grande dirigir uma Bancada pequena, mas uma Bancada de líderes. Boa sorte, Renildo, conte comigo”, completou a ex-líder.

    Trajetória

    Irmão do senador alagoano do MDB, Renan Calheiros, Renildo está no quarto mandato federal e assume o comando da bancada comunista pela terceira vez. Oriundo do movimento estudantil, Renildo gosta de lembrar que participou de momentos importantes da história do país como nos momentos em que aconteceram os movimentos de “diretas já!” que ajudou a por fim em 1.985 ao regime ditatorial instaurado no ano de 1.964.

    Presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) liderou a luta por uma reforma universitária e pela legalização das entidades estudantis. Em 1988 foi eleito vereador do Recife. Depois, participou do governo do governador já falecido Miguel Arraes (PSB) como secretário-adjunto de Eduardo Campos, também já falecido. Renildo foi eleito duas vezes prefeito de Olinda (PE).

    (por Humberto Azevedo, especial para a Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)

     

     

     


Vídeos
publicidade