• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 20 de abril de 2024 07:08:14
Em Tempo Real
  • 26/01/2021 07h56

    VACINAS: João Dória disse que Jair Bolsonaro mente que tenha conseguido liberação dos insumos das vacinas com a China

    Veja mais
    Foto: Flick do Governo de São Paulo

    João Dória disse que Bolsonaro mente

    ( Publicada originalmente às 19h 20 do dia 25/01/2021) 

    (Brasilia-DF, 26/01/2021) Neste início de noite de segunda-feira, 25., o governador de São Paulo, João Dória, afirmou que o Presidemte Jair Bolsonaro mentiu ao afirmar em suas redes sociais mais cedo que teria conseguindo com sua equipe de ministros liberar os insumos para as vacinas do Instituto Butantan, especialmente.  Bolsonaro também fala de uma breve liberação dos insumos da vacia AstraZeneca/Oxford, que também depende dos chineses.

    “Não é verdade o que disse o Presidente Bolsonaro em suas redes, de que a importação de insumos da China foi uma realização do Gov. Federal. Todo o processo de negociação com a China para liberação de insumos para a vacina do Butantan foi realizado pelo Instituto e pelo Gov. de SP.”, disse Dória.

    Olhe o que disse Bolsonaro em sua conta no Twitter:

    ““- Embaixada da China nos informou, pela manhã, que a exportação dos 5400L de insumos para a vacina Coronavac, aprovada e já estão em vias de envio ao Brasil, chegando nos próximos dias.

    - Assim também os insumos da vacina Astra-Zeneca que estão com liberação sendo acelerada. “, disse o Presidente.

    Dória afirmou que nesta terça-feira, 26, ele vai fazer uma evento com o Embaixador da China, Yang Wanming, sobre o caso.  Na postagem de hoje feita por Bolsonaro ele não se manifestou em nenhum momento sobre Wanming.

    “Amanhã, às 10h30, terei reunião virtual com o embaixador chinês,

    @WanmingYang. e em seguida anunciaremos detalhes sobre a logística de importação dos insumos da vacina do  @butantanoficial , ainda esta semana, para o Brasil.”, afirmou o governador de SP.

    Dória foi duro nas críticas ao Presidente e o chamou de “engenheiro de obras prontas”.

    “Sem parasitismo dos negacionistas e oportunistas. Até aqui só atrapalharam nosso trabalho em prol da ciência e da vida. São engenheiros de obra pronta. Vergonha!”, finalizou.

     

    O Governo de SP divulgou nota: 

    Nota do Governo do Estado de São Paulo: 
    “GOVERNO FEDERAL NÃO TEVE PARTICIPAÇÃO NA LIBERAÇÃO DE INSUMOS CHINESES PARA A VACINA DO BUTANTAN 
    Não é verdade o que disse o Presidente Bolsonaro em redes sociais, de que a importação de insumos da China foi uma realização do Governo Federal. 
    Todo o processo de negociação com o governo chinês para a liberação de 5.400 litros de insumo para a vacina do Butantan foi realizado pelo Instituto e pelo Governo de São Paulo, que vem negociando com os chineses a importação de vacinas e insumos desde maio do ano passado. 
    Esta negociação é continua e nunca foi interrompida, mesmo quando o Governo Federal através do presidente da República anunciou publicamente em mais de uma ocasião, que não iria adquirir a vacina por causa de sua origem chinesa. Neste período, um total de 4 lotes de vacinas e insumos foram recebidas pelo Governo de SP sem nenhuma participação do governo Bolsonaro. 
    O Instituto Butantan informa que  houve autorização do governo chinês para o envio dos insumos. Eles não estão no aeroporto conforme equivocadamente publicado  pelo Presidente da República, mas sim nas instalações da Sinovac, em Pequim.
    O Governador João Doria terá reunião virtual amanhã, 26, às 10h30, com o embaixador chinês, Yang Wanming. Logo após, terá entrevista coletiva  no Palácio dos Bandeirantes  em que serão detalhados a logística de importação dos insumos da vacina do Butantã, ainda esta semana, para o Brasil.”

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)

     

     


Vídeos
publicidade