• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 20 de abril de 2024 07:38:00
Em Tempo Real
  • 26/01/2021 07h51

    CRISE NA PANDEMIA: Rodrigo Maia diz que não tem dúvida que Eduardo Pazuello cometeu crime em Manaus; ele também defende CPI

    Veja mais
    Foto: Maryanna Oliveira/ Ag. Câmara

    Rodrigo Maia diz que vê crime de ministro

    ( Publicada originalmente às 17h 30 do dia 25/01/2021) 

    (Brasília-DF, 26/01/2021) Nesta segunda-feira, 25, à tarde, faltando uma semana para deixar o psoto de presidente da Câmara dos Depiutados, o deputado Rodrigo Maia(DEM-EJ), deu entrevista coletiva e afirmou que o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que foi representando pelo PGR Augusto Aras no Supremo Tribunal Federal(STF) por possível crime de omissão na crise pandêmica da falta de oxigênio em Manaus(AM), teria cometido crime de responsabilidade.

    “Em relação ao ministro da Saúde, ele já cometeu crime. A irresponsabilidade de orientar o tratamento precoce, de não ter respondido à Pfizer, de não ter se aliado ao Butantan para acelerar a vacina. Tudo isso caracteriza crime e a PGR vai investigar”, criticou.

    Na avaliação de Maia, cabe à Procuradoria-Geral da República, e não ao Legislativo, afastar o ministro do cargo. Segundo Maia,  uma possível  CPI vai poder investigar o papel do governo no enfrentamento da crise sanitária.

    Ele disse que Pazuello tem responsabilidade ao não atendimento da oferta do laboratório Pfizer. Maia ressaltou que é preciso fazer uma ampla investigação e por isso reforçou a necessidade de uma CPI.

    “É crime, crime contra a população de não ter respondido à Pfizer, de ter tratado de forma irrelevante. Só que os crimes precisam ser investigados e esperamos que essa CPI possa esclarecer tudo e dizer quais responsabilidades de cada um no momento mais grave de todos”, afirmou.

    Maia culpou ainda o ministro da saúde pelo agravamento da crise econômica. Segundo ele, se 70% da população fosse vacinada até o meio do ano, a economia poderia crescer 8% e sem a vacina, o Brasil não chega a 3% de crescimento.

    “Pela incompetência e irresponsabilidade do ministro da Saúde, vamos ter um crescimento abaixo de 3%, o que significa que vamos perder emprego e renda. A questão da vacina é crucial para qualquer país sair da paralisia na economia”, defendeu Maia.

    Câmara

    Maia voltou a se posicionar contrariamente à votação presencial para eleição da Mesa Diretora, sem flexibilizar uma votação remota para os deputados do grupo de risco. Segundo ele, somente uma pressão por parte desses deputados pode reverter a decisão da Mesa. Maia destacou, no entanto, que pode não haver tempo hábil para criar um sistema híbrido.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)


Vídeos
publicidade