• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 29 de março de 2024 04:00:07
Em Tempo Real
  • 06/01/2021 08h10

    VACINAS: Com dúvidas sobre a execução do PNI pelo governo federal, Wellington Dias convoca reunião dos governadores para debater vacinação na próxima segunda

    Ideia do governador piauiense, que também responde pelo Consórcio do Nordeste e pela coordenação sobre vacinas no fórum nacional dos governadores, é traçar uma estratégia com todos os atores de como o país começará a imunizar sua população
    Foto: Arquivo da Política Real

    W. Dias está com dúvidas sobre o Plano Nacional de Vacinação

    ( Publicada originalmente às 15h 00 do dia 05/01/2021) 

    (Brasília-DF, 06/01/2021) Com dúvidas sobre a execução por parte do governo federal do Plano Nacional de Imunização (PNI), o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), convocou nesta terça-feira, 05, para a próxima segunda-feira, 11, uma reunião com todos os governadores do país para debater como que o país iniciará uma campanha de vacinação.

    A ideia do governador piauiense, que também responde pelo Consórcio dos governadores do Nordeste e pela coordenação sobre vacinas no fórum nacional dos governadores, é traçar uma estratégia com todos os atores, sejam do Poder Executivo federal, Legislativo e Judiciário, de como o país começará a imunizar sua população. Neste sentido, ele já conversou com alguns governadores, entre eles, o de São Paulo, João Doria (PSDB), e também com o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), e líderes partidários para se chegar a um consenso. Segundo ele, os diálogos continuam.

    A reunião acontecerá de forma virtual e será realizada através do Consórcio do Nordeste.

    “O Brasil está muito, muito atrasado em relação ao processo de vacinação. A consequência disso é que nós temos um risco maior que outros países. O fato é que precisamos botar na mesa todos os atores e assim conversei hoje com o presidente da Câmara, o deputado Rodrigo Maia, conversei com outros líderes, governadores, cientistas e o objetivo é que nesta segunda-feira (11) possamos ter um esforço para uma reunião em que tenhamos ali a presença do Congresso Nacional, do Supremo, dos governadores, dos municípios, a presença dos laboratórios como a Fiocruz, o Butantan, a presença de empresas, dos cientistas para que possamos juntos com Anvisa ter uma solução”, falou em vídeo gravado pela sua assessoria.

    “Nós temos hoje 10,8 milhões de doses de vacina no Brasil. A perspectiva de chegar mais outras, cerca 12 milhões de doses nos próximos dias e não temos um cronograma, não temos ainda aquilo que é necessário, como é que vai se dá todo esse processo de vacinação. Se é a vacina quem vai nos tirar desse risco, inclusive da presença do coronavírus com mutação no Brasil que vai salvar vidas, porque que não colocamos como total prioridade sentar à mesa, tomar uma decisão a partir de um cronograma, que é claro, possa seguir a ciência, obrigatoriamente, sim. Mas com agilidade de uma situação de calamidade”, complementou o gestor petista.

    Situação em alarme

    Na oportunidade, o petista piauinense informou alguns dados que o comitê científico passou nesta terça-feira, 05, para o Consórcio do Nordeste sobre a situação alarmante da evolução da doença, que já matou quase 200 mil brasileiros, e que poderá se agravar ainda mais.

    “Em agenda com o Comitê de Cientistas do Nordeste, coordenado pelo dr. Miguel Nicolelis nós tratamos sobre o chamado boletim número 13 que é o último que eles soltaram em quem alertam o Brasil para um grave risco. Primeiro: as fortes movimentações a exemplo das eleições que nós tivemos agora natal, ano novo e começa agora também o período de férias. E se não tiver um alerta para que as pessoas não descuidem do uso de máscara, da higiene, do distanciamento podemos ter um crescimento muito elevado. E mais: com a presença com mutação já confirmada no Brasil. Ao mesmo tempo a necessidade de se ter um comitê organizado que possa garantir rápida solução para as vacinas, o cuidado com o social e com isso evitar que a gente tenha um agravamento da crise brasileira e o aumento no número de mortes. Então, estamos a partir dessa nota do comitê cientifico tratando com o fórum dos governadores do Brasil e com o governo federal”, completou.

    “Uma perspectiva do crescimento no número pessoas infectadas com Covid-9 ela também nos alerta para algo especial: a confirmação já cientificamente do Coronavirus com mutação no Brasil, a partir daí estamos recomendando em cada estado e também faremos isso no Piauí de garantir que a gente tenha os laboratórios, os cientistas debruçados para verificar nos exames a presença do Coronavírus com mutação. Ao mesmo tempo o objetivo é garantir medidas que possa permitir cortar a transmissibilidade. Portanto, nada de relaxamento o objetivo é de garantir todos os cuidados necessários e para isso, nós estamos tratando com os governadores pra que se tenha rapidamente o cronograma de vacinação”, finalizou.

    (por Humberto Azevedo, especial para a Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)


Vídeos
publicidade