• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 20 de abril de 2024 07:06:28
Em Tempo Real
  • 11/12/2020 07h48

    TCU: Ana Arraes assume o comando da Corte de Contas do Brasil; Bruno Dantas assume a vice presidência do TCU

    Evento foi semipresencial
    Foto: Redes sociais e Douglas Fagner / SEI

    Ana Arraes toma posse no comando do TCU

    ( Publicada originalmente às 12h11 do dia 10/12/2020) 

    (Brasilia-DF, 11/12/2020) O Tribunal de Contas da União empossou o seu novo comando nesta quinta-feira, 10, mas dessa vez sem um evento que teria a presença de todo o poder instalado na Capital Federal, como de hábito.  A ministra Ana Arraes tomou posse como presidente do Tribunal de Contas da União a partir das 10h, em sessão extraordinária.  A cerimônia foi telepresencial, com transmissão pelo canal oficial do TCU no YouTube. O ministro Bruno Dantas também tomará posse como vice-presidente da Corte. Dois nordestinos, uma pernambucana e um baiano.

    Os mandatos de presidente e vice-presidente do TCU são de um ano com possibilidade de recondução por igual período. Ana Arraes e Bruno Dantas foram eleitos na sessão do dia 2 de dezembro por unanimidade. Em seu discurso de posse, Ana Arraes anunciou os pilares de sua gestão, que se inicia em 1º de janeiro de 2021. 

    Os mandatos são de um ano, com possibilidade de renovação por igual período. Ana Arraes e Bruno Dantas foram eleitos na sessão do último dia 2 de dezembro por unanimidade. Ana sucederá o ministro José Múcio Monteiro, também pernambucano, na presidência do Tribunal.

    O governador de Pernanbuco, Paulo Câmara, participou, da sessão extraordinária, mas de forma não presencial.

    “É um momento importante e histórico, não só para Pernambuco, mas para o Brasil. Pela segunda vez temos uma mulher presidindo o Tribunal de Contas da União, uma nordestina destemida e guerreira, que tem história e está muito preparada para assumir mais esse desafio. Nós desejamos muita sorte nessa nova função e conte sempre com o nosso apoio e admiração”, afirmou Paulo Câmara.

    A pernambucana Ana Arraes foi indicada ao TCU pela Câmara dos Deputados, em 2011, para a vaga aberta com a aposentadoria do ministro Ubiratan Aguiar. A nova presidente da Corte de Contas é filha do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes de Alencar e de Célia de Souza Leão Arraes de Alencar. Ana Arraes é formada em Direito e foi deputada federal por seu Estado de 2007 a 2010.

    O ministro Bruno Dantas, VP que assumiu hoje, disse no Twitter que assumia o posto com honra e prometia fidelidade a Ana Arraes.

    “Dia de posse na Vice-Presidência do @TCUoficial. Meus cumprimentos, votos de sucesso e promessa de lealdade e apoio à nova presidente Ministra Ana Arraes.”, disse no Twitter.

    Bruna Dantas assina o termo de posse

    ( da redação com informações de assessoria e redes sociais. Edição: Genésio Araújo Jr)

     

     


Vídeos
publicidade