• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 20 de abril de 2024 10:25:32
Em Tempo Real
  • 11/12/2020 07h48

    VACINAS: Rodrigo Maia diz que posição da Anvisa que permitiu autorização emergencial de vacinas evitará CPI para investigar órgão

    Presidente da Câmara falou também que o parlamento e o STF aperfeiçoarão ainda a solução emergencial que a Anvisa deu para as vacinas, que, segundo ele, é um “tema de alto risco”
    Foto: Michel Jesus/Agência Câmara

    Rodrigo Maia falou no plenário da Câmara dos Deputados, também

    ( Publicada originalmente às 17h00 do dia 10/12/2020) 

    (Brasília-DF, 11/12/2.020) O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta quinta-feira, 10, que a decisão sensata tomada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que permitiu a autorização emergencial das vacinas contra o novo coronavírus (covid-19), evitará que a Casa instale uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a responsabilidade do órgão e do governo no atraso dos cronogramas de vacinação contra a doença que já matou mais de 179 mil brasileiros.

    Maia falou também que o parlamento e o Supremo Tribunal Federal (STF) aperfeiçoarão ainda a solução emergencial que a Anvisa deu para as vacinas, que, segundo ele, é um “tema de alto risco”, em virtude de que o desespero começa a tomar conta das famílias brasileiras que querem se ver livre do vírus. Ele reforçou que caso a Anvisa persistisse na linha de atrasar os registros das vacinas, que se encontram na fase final de testes e quase prontas para serem aplicadas junto a população, os líderes já estavam com a caneta na mão para requerer a CPI do órgão que apuraria a responsabilidade dos atrasos.

    “Esse tema da vacina é de alto risco. A gente está vendo e acompanhando pelas redes sociais, pelas pesquisas, o desespero das famílias está aumentando a cada dia. A falta de uma luz no fim do túnel aumenta esse desespero e daqui a pouco a gente vai ver os ricos, aqueles que tem condições, indo para o Chile, para Londres, e os brasileiros aqui sendo contaminados sem leitos para cuidar desta doença. Então eu acho que a Anvisa, certamente, de alguma forma viu que essa é uma questão que precisa de solução. Ela deu uma solução e a Câmara vai dar outra solução e, certamente, o Supremo na próxima semana também vai dar outra solução”, falou.

    “É importante que fique claro que o Estado brasileiro é composto por três poderes a nível federal [que sustenta] a União indissolúvel de estados e municípios. Então, não é isso? Ninguém governa sozinho, ninguém articula sozinho e ninguém pode decidir tudo sozinho. A Anvisa felizmente ela toma uma decisão que nos dá mais tranquilidade, que nós estávamos caminhando para propor uma CPI de investigação dentro da Anvisa para que os responsáveis sobre este atraso de uma agência que é de Estado, não é de governo, ia correr. Foi bom para que a gente não precise avançar como eu tinha proposto aos líderes [para recolher] as assinaturas para investigação da irresponsabilidade que eu espero tenha parado hoje, de alguns técnicos da Anvisa em relação a saúde da população brasileira”, complementou.

     

    (por Humberto Azevedo, especial para a Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)

     


Vídeos
publicidade