• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 19 de abril de 2024 10:59:44
Em Tempo Real
  • 11/11/2020 08h00

    VACINA: Líder da minoria na Câmara, José Guimarães apresenta requerimento para saber as motivações que levaram Anvisa a suspender estudos clínicos da coronaVac

    Líder do Cidadania, no Senado, Eliziane Gama classificou decisão da Anvisa de “absurda”; já a líder do PCdoB, deputada Perpétua Almeida diz que episódio tem que levar presidente da Anvisa a cassação e Bolsonaro ao impeachment
    Foto: Montagem Política Real

    Eliziane Gama, José Guimarães e Perpétua Almeida

    ( Publicada originalmente às 13h 01 do dia 10/11/2020) 

    (Brasília-DF, 11/11/2.020) O líder da minoria na Câmara dos Deputados, deputado José Guimarães (PT-CE), protocolizou na manhã desta terça-feira, 10, um requerimento de informações em que solicita uma justificativa formal por parte da Agência de Vigilância Sanitária (Anivsa) para a interrupção da fase de testes da coronavac, vacina produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria, no país, com o Instituto Butantan.

    No requerimento, Guimarães questiona, entre outros pontos, por que a paralisação foi determinada pela Anvisa, uma vez que o próprio diretor-geral do Instituto Butantan, Dimas Covas, declarou que o óbito do voluntário não possui nenhuma relação com a vacina. Informação divulgada a pouco pelo Instituto Médico Legal (IML) diz que a causa mortis do voluntário foi suicídio.

    “Há uma clara politização em jogo. Enquanto Bolsonaro se esforça para comprovar sua tese frustrada de ineficácia da coronavac, o povo continua se contaminando e morrendo. O governo brasileiro age como se a vida das pessoas fosse objeto de disputa eleitoral. Irresponsabilidade! Absurdo!”, comentou o petista cearense José Guimarães ao lembrar que mais de 162 mil brasileiros já foram vítimas fatais do novo coronavírus (covid-19).

    Mais insatisfação

    Na mesma linha do parlamentar petista, a líder do Cidadania, no Senado, Eliziane Gama (MA) classificou a decisão da Anvisa de “absurda”. Já a líder do PCdoB, deputada Perpétua Almeida (AC), diz que o episódio de suspensão das pesquisas da coronavac tem que levar o presidente da Anvisa, Antônio Torres, a cassação imediata e o presidente Bolsonaro ao impeachment.

    “O mundo todo na expectativa por uma vacina. O Brasil em luto pelos mais de 163 mil mortos pela Covid-19 e o presidente Bolsonaro vem a público comemorar a suspensão feita pela Anvisa da fase 3 da coronavac. Causa indignação a disputa política quando a prioridade é salvar vidas. Que absurdo!”, comentou a senadora maranhense.

    “Muito grave isso! Se há motivação política e ou ideológica p suspensão dos testes da vacina Coronavac, o Congresso tem 2 providências imediatas a tomar: cassar o mandato do pres da Anvisa e abrir o processo de impeachment contra Bolsonaro. ‘Evento adverso grave’ é ver o presidente colocar em risco a saúde dos brasileiros por disputa política, ao comemorar decisão da Anvisa de suspender estudos da vacina Sinovac/Butantan. Mesquinho, Bolsonaro só pensa em eleição e enlameia a reputação de uma respeitada instituição nacional”, comentou a líder do PCdoB.

    (por Humberto Azevedo, especial para a Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)

     

     

     


Vídeos
publicidade