• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 28 de março de 2024 07:14:28
Em Tempo Real
  • 06/11/2020 08h10

    MUDANÇA NO SUPREMO: Para evitar a propagação da covid, Kássio Nunes Marques toma posse no Supremo em cerimonia virtual e sem discurso

    Atual presidente do STF, Luiz Fux, destaca “notório saber jurídico” do novo integrante da mais alta Corte do país
    Foto: Felipe Sampaio/ SCO/STF

    Kássio Nunes Marques assina seu termo de posse como novo ministro do STF

    ( Publicada originalmente às 18h 46 do dia 06/11/2020) 

    (Brasília-DF, 06/11/2.020) Para evitar a propagação do novo coronavírus (covid-19), que já matou mais de 160 mil brasileiros e 1,2 milhão de pessoas em todo o mundo, o mais novo integrante do Supremo Tribunal Federal (STF), Kássio Nunes Marques, tomou posse do cargo em cerimonia simples, virtual e sem discurso, que durpu aproximadamente 15 minutos.

    Apenas o atual presidente do STF, ministro Luiz Fux, destacou o “notório saber jurídico” do magistrado piauiense, que antes de assumir a função na mais alta Corte do país, era vice-presidente do Tribunal Regional Federal da primeira região (TRF-1). Nunes Marques assume a vaga que fora deixada no último dia 13 de outubro pelo ex-ministro Celso de Mello, que se aposentou compulsoriamente por ter completado recentemente 75 anos, idade limite para o exercício no serviço público brasileiro.

    Presidente Bolsonaro pariticipou do evento no STF

    Na oportunidade, Kássio apenas fez o juramento necessário para assumir a função afirmando “cumprir os deveres do cargo de ministro do STF, em conformidade com a Constituição e as leis da República”. O magistrado chega ao Supremo após quase dez anos a frente do TRF-1 em que assumiu em 2.011 por nomeação da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) com a apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do governador do Piauí, Wellington Dias (PT-PI).

    Indicado para o cargo no STF pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido), o piauiense teve o nome aprovado no Senado Federal no último dia 21 de outubro com apoio da maioria daquela Casa legislativa, sobretudo dos parlamentares ligados ao centrão e também da oposição. A resistência a indicação de Kássio para o Supremo partiu dos parlamentares que integram o Movimento Muda Senado como os senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE), Álvaro Dias (Podemos-PR) e Jorge Kajuru (Podemos-GO).

    Kássio Nunes Marques se levanta para assinar seu termo de posse

    As únicas autoridades que se fizeram presentes na cerimonia de posse do novo ministro do STF foram os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP), o procurador-geral da República, Augusto Aras, e o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz.

     

    (por Humberto Azevedo, especial para a Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)

     

     

     


Vídeos
publicidade