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  • 29/10/2020 08h00

    ECONOMIA: Em momento de tensão nos mercados, setor exportador tem notícia boa; Conab detecta redução de até 11% no frete aos portos do Arco Norte

    Portos de Santarém/PA, Porto Velho/RO e Itaqui/MA, além de Miritibuna ficam mais competitivos
    Foto: G1

    Porto de Itaqui é um dos portos do Arco Norte que ficou mais competitivo

    ( Publicada originalmente às 11h 00 do dia 28/10/2020) 

    (Brasília-DF, 29/10/2020) Em momento de tensões nos mercados e muita desconfiança na economia, dados do Boletim Logístico produzido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgado no site da estatal estão chamando atenção por bons indicativos.  Os custos do frete rodoviário entre Mato Grosso e o porto de Miritituba, no Pará, tiveram redução de até 11%. Segundo  o estudo, a queda é reflexo do fim das obras de pavimentação da BR-163, e representa um estímulo ao escoamento por esse corredor. A melhoria refletiu nas exportações de Mato Grosso e permitiu um aumento percentual significativo em 2020 em relação aos portos tradicionais de Santos/SP e Paranaguá/PR.

    “O crescimento da participação dos portos no Arco Norte é uma realidade. Essas rotas não podem mais ser tratadas como alternativas, mas como solução para o escoamento da crescente produção agrícola do Brasil”, afirma o superintendente de Logística Operacional da Conab, Thomé Guth.

    Segundo Guth, o menor custo dos fretes, a partir das melhorias na infraestrutura, influencia diretamente no aumento de embarques dos produtos agrícolas, principalmente milho e soja, pelos portos do Arco Norte. “Enquanto os produtores do cereal e da oleaginosa em Mato Grosso observavam preços de escoamento menores em setembro para os portos de Santarém/PA, Porto Velho/RO e Itaqui/MA, além de Miritibuna, o trajeto para o porto de Santos teve acréscimo de 3%, quando comparado com os valores praticados no mesmo mês do ano passado".

    Preços

    As cotações de frete,  com o período da entressafra em Mato Grosso, começaram a cair em setembro no estado do Centro-Oeste. Porém, mesmo com a queda apresentada, os valores encontram-se em patamares mais elevados que no ano anterior em determinadas rotas. Esse arrefecimento controlado deve-se à movimentação ainda existente para o escoamento de milho e soja no estado.

     ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)


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