• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 24 de abril de 2024 00:30:37
Em Tempo Real
  • 18/09/2020 08h09

    TRIBUTÁRIA: Prefeitos das grandes cidades querem maior autonomia nos assuntos tributários, defende presidente da FNP, Jonas Donizette

    De acordo com o prefeito de Campinas (SP), os governantes dos maiores municípios do país querem um sistema tributário que pare de sufocar os gestores com a ampliação constante das “responsabilidades”
    Foto: imagem de Streaming

    Jonas Donizete é presidente da FNP

    ( Publicada originalmente às 16h 45 do dia 17/09/2020) 

    (Brasília-DF, 18/09/2.020) Em audiência nesta quinta-feira, 17, na comissão formada por deputados e senadores que debate uma possível nova legislação tributária do país, o presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Jonas Donizette, defendeu que o colegiado aprove uma reforma no sistema tributário que ofereça uma maior autonomia nos assuntos fiscais e financeiros.

    De acordo com Donizette, prefeito de Campinas (SP), os governantes dos maiores municípios do país querem um sistema tributário que pare de sufocar os gestores com a ampliação constante das “responsabilidades”. Filiado ao PSB, o dirigente da FNP lembrou que as mudanças na legislação tributária precisa “equalizar” as diferenças sociais entre os mais ricos e os mais pobres.

    “Os prefeitos vivem um clima de desconfiança, um sentimento de perda. Isso sem contar que o momento [por conta da pandemia do novo coronavírus] não é adequado para essa discussão. Como presidente da FNP tenho que ser verdadeiro e retratar o sentimento da entidade. [Os] prefeitos resolveram apoiar essa proposta. Achamos que é uma forma mais simples e mais fácil, inclusive, para dialogar com a população”, falou o dirigente da FNP.

    “Não nos limitamos a conversar sobre aquilo que é melhor para o Brasil. Julgamos como importante uma simplificação tributária. [Mas] os municípios estão cada vez mais sufocados, com excesso de responsabilidade. Reconheço o esforço do relator [deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB)] por políticas compensatórias, mas não tivemos um consenso, exatamente por conta desse sentimento de perda que está entre os prefeitos. Mas não nos negaremos a debater o assunto”, complementou o prefeito de Campinas.

    “É preciso lembrar que o imposto é o que equaliza a sociedade, é ele que traz a civilização para as relações, porque sempre teremos pessoas mais ricas e pessoas que precisam mais da proteção do poder público. A grande tarefa é fazer essa equalização”, completou o político socialista.

    (por Humberto Azevedo, especial para a Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)

     

     


Vídeos
publicidade