• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 19 de abril de 2024 05:04:16
Em Tempo Real
  • 09/09/2020 08h29

    MEIO AMBIENTE: Arthur Lira e líderes da oposição articulam aprovação de projeto que estabelece preservação e uso sustentável do Pantanal

    Articulação dos líderes que reúnem 267 deputados acontece em meio a campanhas internacionais que condenam a gestão ambiental do governo Bolsonaro e pressiona governos estrangeiros, investidores e consumidores a não comprarem produtos brasileiros
    Foto: Arquivo da Política Real

    Arthur Lira é líder do maior bloco na Câmara dos Deputados

    ( Publicada originalmente às 18 h 25 do dia 08/09/2020) 

    (Brasília-DF, 09/09/2.020) O líder do maior bloco parlamentar na Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), assinou nesta terça-feira, 08, junto com os líderes do PT, deputado Ênio Verri (PR), do PSB, deputado Alessandro Molon (RJ), e do PDT, Wolney Queiroz (PE), um requerimento em que solicitam regime de urgência ao Projeto de Lei (PL) 9950/18 que pretende estabelecer uma política de preservação e de uso sustentável do Pantanal.

    Articulação dos quatro líderes que reúnem 267 deputados, 11 a mais dos necessários para aprovação de matéria simples, acontece em meio a diversas campanhas internacionais que condenam a gestão ambiental do governo do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) e que pressiona governos estrangeiros, investidores e consumidores a não comprarem produtos advindos do Brasil.

    Iniciada na última semana, a campanha mundial chamada de “corte os fundos de Bolsonaro”, Defund em inglês, a iniciativa elaborada por várias Organizações Não Governamentais (ONGs) de alcance mundial como o GreanPeace e a WWF mostra num vídeo de um minuto que o desmatamento e as queimadas ocorridas no Brasil interferem direta e indiretamente na situação ambiental do planeta.

    “Precisamos determinar regras para preservação e uso sustentável do bioma Pantanal, que já perdeu 12% da sua área por queimadas só em 2020. Vamos articular a aprovação desta urgência antes que seja tarde demais e as perdas, no Pantanal, durante o governo de Jair Bolsonaro sejam irreversíveis”, comentou Molon um dos autores do pedido de urgência.

    O PL 9950/18, de autoria do líder socialista, encontra-se parado e aguardando análise na comissão de Agricultura desde agosto de 2.019. O relator da proposta, o deputado Mario Schreiner (DEM-GO), ainda se manifestou. Caso o pedido de urgência seja aprovado pela maioria da Câmara, a matéria passará a ser debatida diretamente no plenário da Casa com um novo relator podendo ser indicado pelo presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ).

    (por Humberto Azevedo, especial para a Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)


Vídeos
publicidade