• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 19 de abril de 2024 01:24:24
Nordestinas
  • 22/10/2021 16h34

    FUNDAMENTOS: Paulo Guedes disse que apesar de tudo com o teto de gastos os fundamentos da economia estão sólidos

    Veja mais
    Foto: Wilson Dias/ Ag. Brasil

    Paulo Guedes fez esforço retórico na tarde desta sexta-feira

    (Brasília-DF, 22/10/2021) O ministro Paulo Guedes fez esforço em declarações para convencer o mercado que o rompimento do teto de gastos não atinge os fundamentos da economia fiscal.

    Segundo o ministro, os fundamentos econômicos continuarão sólidos, mesmo com o Brasil adiando o ajuste fiscal inicialmente previsto para o próximo ano. Ele destacou que o governo federal gastou 26,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em despesas primárias em 2020, por causa da pandemia de covid-19, e gastará 19,5% neste ano, retornando aos níveis de 2019.

    Segundo Guedes, o novo benefício social terá impacto de 1% do PIB nos gastos do próximo ano, adiando o ajuste fiscal. “Em vez de [gastar] 17,5% [do PIB] no ano que vem, que parece apertado demais, vamos ajudar os brasileiros e reduzir o ritmo do ajuste fiscal. [Agora] cai para 18,5% [em 2022]”, disse. O déficit primário – resultado negativo nas contas do governo sem os juros da dívida pública – ficaria entre 1% e 1,5% do PIB no próximo ano, em vez de ser zerado.

    A proposta original do Projeto da Lei Orçamentária de 2022 (PLOA), enviada no fim de agosto, previa déficit primário de 0,6% do PIB para o próximo ano. Com o impacto do Auxílio Brasil, o texto terá de ser alterado na Comissão Mista de Orçamento do Congresso (CMO).

    Segundo Guedes, o governo precisa agir para ajudar a população mais pobre, que passa dificuldades com a inflação dos alimentos e com o aumento do preço do gás de cozinha e da energia elétrica. “Todo mundo está dizendo que o povo está tendo dificuldade de comer, de comprar o gás de cozinha. Por isso, vamos reduzir o ritmo do ajuste fiscal”, justificou o ministro. “O teto é um símbolo, mas não vamos deixar as pessoas com fome.”

    ( da redação com edição de Genésio Araújo Jr)

     

     

     

     


Vídeos
publicidade