• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 29 de março de 2024 03:46:53
Nordestinas
  • 13/10/2021 09h57

    DESTAQUES DO DIA: Mercados globais em positivo e no Brasil atenção para previsão do FMI para crescimento em 22

    Veja mais
    Foto: Arquivo da Política Real

    Mercados em alta no mundo

    (Brasília-DF, 13/10/2021) A Política Real teve acesso ao relatório “Moorning Call” da XP Investimentos que apontou os mercados positivos nesta quarta-feira,13, e os mercados no Brasil atentos a repercussão da afirmação do FMI que o Brasil só vai crescer 1,5%.

    Veja mais:

    Nesta quarta-feira, mercados globais amanhecem levemente positivos (EUA +0,2% e Europa +0,5%) enquanto investidores aguardam novos dados sobre a inflação americana, a ata do Federal Reserve e o início da temporada de resultados do 3º trimestre nos EUA. Na China (+1,1%), o mercado encerra em alta após dados mistos de sua balança comercial, com as exportações superando o consenso (+28% vs.+21% a.a.) enquanto importações vieram abaixo das expectativas (+17,6% vs. +20% a.a.). O petróleo (-0,7%) encerra a sua sequência de ganhos em virtude do corte nas expectativas de crescimento de algumas das principais economias globais por parte do fundo monetário internacional, sugerindo uma possível queda de demanda futura pelo ativo.

    Além disso, em política internacional, a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou a medida que eleva o teto da dívida por USD 480 bilhões. Segundo as estimativas do Tesouro do país, o valor deve ser suficiente para manter a solvência do país até o dia 3 de dezembro.

    Por fim, em economia, os dados de exportações da China acima do esperado ajudam no otimismo de mercado, mas as preocupações em relação à retirada de estímulos dos bancos centrais na era pós pandêmica, além de uma crise global de energia e sinais de preços elevados, prejudicaram as perspectivas de recuperação econômica. Na agenda hoje, grande destaque para dados de inflação ao consumidor nos EUA e divulgação da ata da última reunião do FOMC, o comitê de política monetária do Federal Reserve.

    IBOVESPA +0,6% | 112.180 Pontos.   CÂMBIO +0,4% | 5,54/USD

    O Ibovespa encerrou a sessão da segunda-feira (11) com queda de 0,58%, aos 112.180 pontos, enquanto o dólar valorizou 0,39% frente ao real. Em um pregão com pouca liquidez diante do feriado nos Estados Unidos e véspera de feriado no Brasil. As taxas futuras de juros encerraram a sessão da última segunda-feira em alta por toda a estrutura da curva, movimento direcionado por temores com o risco fiscal, após notícias de que o governo quer ampliar o auxílio emergencial, e piora nas expectativas de inflação, em meio à alta conjunta do petróleo e do dólar. DI jan/22 fechou em 7,278%; DI jan/24 foi para 9,745%; DI jan/26 encerrou em 10,28%; e DI jan/28 fechou em 10,66%.

    No Brasil, os jornais seguem sem grandes novidades, repercutindo a piora da inflação no país e as revisões baixistas do FMI para a atividade econômica brasileira em 2022 – a instituição vê agora crescimento de 1,5% do PIB para o ano que vem ante 1,9% da previsão anterior.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)

     


Vídeos
publicidade