• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 25 de abril de 2024 09:05:24
Nordestinas
  • 28/09/2021 09h11

    DESTAQUES DO DIA: Mercados globais em negativo e no Brasil atenção a Petrobras e os mercados locais

    Veja mais
    Foto: Arquivo da Política Real

    Mercados em baixa

    (Brasília-DF, 28/09/2021) A Política Real teve acesso ao relatório “Moorning Call” da XP Investimentos apontando que os mercados globais estão em negativo e no Brasil mercados nacionais atento aos movimentos da Petrobas e os mercados acionários das empresas nacionais.

    Veja mais:

    Bolsas internacionais amanhecem negativas (EUA -0,3% e Europa -1,4%) devido à venda generalizada das ações de tecnologia nos EUA enquanto investidores se preparam para um possível início do tapering do Federal Reserve. Na China (+0,1%), o mercado encerra sem movimentos expressivos ao passo que ambos Goldman Sachs e Nomura reduziram suas projeções de crescimento do PIB de 7,7% vs. 8.2% anteriormente. A redução das expectativas é consequência da redução da geração de energia através do carvão com o intuito de reduzir as emissões de carbono no país, porém o movimento está causando uma oferta limitada de energia para indústrias, que por sua vez se veem obrigadas a limitar a sua produção. O petróleo (+0,9%) rompe a marca dos US$ 80 e alcança o seu preço mais alto desde 2018. O juro de 10 anos americano amanhece em 1,52%, também atingindo uma máxima desde julho e contribuindo para a correção de empresas de tecnologia.

    No campo da política internacional, em linha com o esperado, o projeto que evita shutdown do governo dos EUA no fim do mês e suspende o teto da dívida até o fim de 2022 não teve os 60 votos necessários para ser aprovado no Senado americano devido à falta de consenso entre republicanos e democratas. Vale lembrar que parlamentares tem até 5ª feira para evitar um paralisação do governo e, segundo Janet Yellen, o país pode atingir o teto da dívida em outubro. Líderes republicanos defendem que democratas devem aprovaram a elevação do teto da dívida sem ajuda da oposição, uma manobra que visa complicar o panorama para o pacote social de USD 3.5 trilhões. No entanto, poderiam negociar um orçamento de curto-prazo para evitar o shutdown. Portanto, cresce a possibilidade de que as propostas sejam separadas nos próximos dias.

    Do lado de economia, o mercado de títulos dos EUA começa a apreçar na normalização da política monetária. Os preços globais da energia disparam em meio ao risco na oferta de petróleo e gás natural. No Brasil, membros do governo sinalizaram que o Auxílio-Emergencial de combate à Covid poderia ser estendido. O destaque hoje é a divulgação ata da última reunião do Copom, com sinais sobre os próximos passos da política monetária.

    IBOVESPA +0,3% | 113.583 Pontos.  CÂMBIO +1,1% | 5,39/USD

    O Ibovespa fechou em alta de +0,3% atingindo os 113.583 pontos nesta segunda-feira (27). A sessão de ontem teve bastante volatilidade com temores acerca do anúncio da coletiva de imprensa da Petrobras. O presidente da empresa, Joaquim Silva e Luna, acabou negando qualquer possibilidade de mudança da política de preços da estatal.  As taxas futuras de juros fecharam o dia de ontem em alta, especialmente nos vencimentos médios e longos, levando a uma maior inclinação na curva de juros local. O movimento foi novamente reflexo da elevação da T-Note (nota soberana da dívida norte-americana), aliada à alta do dólar e das commodities, o que aumenta o receio com a inflação local. DI jan/22 fechou em 7,155%; DI jan/24 encerrou em 9,82%; DI jan/26 foi para 10,35%; e DI jan/28 fechou em 10,67%.

    Por fim, estamos iniciando cobertura de Natura&Co. (NTCO3) com recomendação de Compra e um preço alvo de R$65,0/ação. Nossa visão positiva é baseada em (i) um sólido posicionamento de mercado; (ii) uma estrutura robusta de P&D; (iii) nossa visão positiva da aquisição da Avon; (iv) interessantes riscos positivos; (v) seu forte foco em ESG ; e (vi) um valuation atrativo.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)


Vídeos
publicidade