• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 24 de abril de 2024 12:56:28
Nordestinas
  • 24/09/2021 16h00

    5G: Anatel confirma edital de leilão da internet de quinta geração que será no 4 de novembro; Fabio Faria comemora a definição da data e destaca atenção a escolas

    Veja mais
    Foto: imagem de Streaming

    Conselho da Anatel explica decisão em coletiva

    ( reeditado) 

    (Brasília-DF, 24/09/2021) Em reunião extraordinária nesta sexta-feira, 24, o Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou o edital do leilão do 5G.

    Maior oferta de espectro da história da Anatel, a licitação das radiofrequências nas faixas de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz proporciona maior volume de recursos de espectro para que as prestadoras possam expandir suas redes. O leilão começa com o recebimento de documentação das interessadas, no dia 27 de outubro de 2021, e tem primeira sessão de abertura, análise e julgamento de propostas de preço no dia 4 de novembro de 2021.

    Para o presidente da Anatel, Leonardo Euler de Morais, a aprovação do edital atende à expectativa de sucesso do leilão para a toda sociedade e para toda a economia do País. Morais ressaltou o aspecto não arrecadatório da licitação, “que tem como ponto central sanar as deficiências de infraestrutura de telecomunicações do País, contribuindo com a retomada do crescimento e do desenvolvimento econômico, com ganhos de produtividade em setores da economia como o agronegócio e a indústria”.

    O ministro das Comunicações, Fábio Faria, comemorou no Twitter, em duas postagens:

    “Leilão do #5G APROVADO pela Anatel e será realizado no dia 4/nov!! O trabalho em time e a perseverança no seu sonho faz com que ele se realize. Foram 15 meses de trabalho árduo para deixar esse LEGADO para o Brasil! Obg, PR @jairbolsonaro pela confiança!”, disse inicialmente destacando a data.

    Logo em seguida, ele destacou que as escolas serão prioridade.

    “Leilão #5G aprovado = TODAS escolas conectadas! Um dos compromissos do leilão é acabar com o deserto digital no país. NENHUMA escola ficará sem internet. O 5G vai revolucionar e conectar todo o país. Bandeira do Brasil. Missão do governo@jairbolsonaro @govbr @mincomunicacoes”, disse.

    Compromissos

    A  Anatel salienta que proposta aprovada estabelece compromissos nacionais e regionais de investimentos de cobertura e backhaul que obrigam as empresas vencedoras do leilão a atenderem áreas pouco ou não servidas, como localidades e estradas, com tecnologia 4G ou superior. Para os municípios com mais de 30 mil habitantes, estão previstos compromissos de atendimento já com tecnologia 5G. Nas capitais e no Distrito Federal, o 5G deverá começar a ser oferecido pelas vencedoras do leilão antes de 31 de julho de 2022.

    O edital também contempla recursos para a implementação de redes de transporte em fibra ótica na Região Norte (Programa Amazônia Integrada e Sustentável – PAIS) e a construção da Rede Privativa de Comunicação da Administração Pública Federal, para sustentação dos serviços de governo. Os recursos das autorizações da faixa de 26 GHz serão destinados a projetos de conectividade de escolas públicas a serem definidos com a participação do Ministério da Educação.

    O edital foi objeto da Consulta Pública nº 9, de 14 de fevereiro de 2020, que recebeu 262 contribuições da sociedade em seus 60 dias de duração. Com a deliberação do Conselho Diretor, os estudos de viabilidade e cálculo do preço mínimo foram encaminhados ao Tribunal de Contas da União (TCU), que aprovou o edital em 25 de agosto. A deliberação da Anatel ocorrida nesta sexta-feira (24/9) refere-se à implementação das determinações e recomendações do TCU no instrumento editalício.

    Quinta geração

    O 5G é o mais recente padrão tecnológico para serviços móveis e a Anatel trabalha para promover sua implementação no País de forma segura e sustentável. Devido às suas características, que incluem altas taxas de transmissão de dados e baixa latência, a tecnologia oferece ampla gama de possibilidades, ainda a serem exploradas.

    No decorrer de sua implantação, deverão ser desenvolvidas aplicações inovadoras que aproveitem o potencial tecnológico do 5G para introduzir serviços que ampliem a eficiência dos mais diversos setores da economia e beneficiem a sociedade.

    Diferentemente das mudanças nas gerações passadas (2G, 3G e 4G), o foco desta tecnologia não está somente no incremento de taxas de transmissão, mas também na especificação de serviços que permitam o atendimento a diferentes aplicações.

    O 5G vai concretizar conceitos como os de Internet das Coisas (IoT) e aprendizagem de máquina em tempo real, promovendo uma verdadeira transformação na forma como as pessoas e organizações se relacionam.

     

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)

     

     

     

     


Vídeos
publicidade