• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 24 de abril de 2024 10:11:17
Nordestinas
  • 24/09/2021 14h35

    TRABALHANDO COM COVID: Tereza Cristina, em mensagem gravada, participa da cúpula da ONU sobre sistema alimentares; mais cedo ministra anunciou que estava positiva para o covir-19

    Veja mais
    Foto: imagem de Streaming

    Tereza Cristina em mensagem gravada pois está com covid-19

    (Brasília-DF,24/09/2021) Logo cedo da manhã a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, informou em sua conta no Twitter que estava positiva para o covid-19, que estava bem e iria cumpir o isolamento padrão. Mesmo assim, ela mandou divulgar o vídeo gravado de sua partitipaçãoo nesta sexta-feira, 24, na  Cúpula dos Sistemas Alimentares, da Organização das Nações Unidas (ONU).  No Twitter, ela informou que junto com Tom Vilsack, que vem a ser o secretário de Agricultura dos Estados Unidos, lançou a Coalizão sobre Crescimento Sustentável da Produtividade, que  segundo ela “irá contribuir para ampliar a eficiência do uso dos recursos produtivos e a disponibilidade de alimentos a preços acessíveis”.

    A ministra destacou o esforço dos países das Américas na construção de uma posição integrada e alinhada sobre a produção de alimentos na região.

    “Sob a coordenação do IICA, logramos, nas Américas, o reconhecimento da diversidade dos sistemas produtivos e ressaltamos a necessidade de evitar visões prescritivas de sustentabilidade. Reforçamos a importância da ciência e da inovação como base para as políticas públicas e para as regras e padrões sanitários”, disse no discurso, transmitido no evento, iniciado no dia 23.

    Os países da América , em julho deste ano, definiram uma posição em torno de 16 mensagens-chave, apresentada na Pré-Cúpula, ocorrida em Roma. No documento “Principais mensagens no caminho para a Cúpula da ONU sobre Sistemas Alimentares na perspectiva da agricultura das Américas”, os países ressaltam o papel insubstituível da agricultura, dos produtores rurais e dos trabalhadores dos sistemas alimentares como elo imprescindível e central e que, sem produção agropecuária, não há matérias-primas para serem transformadas em alimentos. As mensagens também destacam a agricultura como uma atividade fundamental para erradicar a pobreza, promover o desenvolvimento rural e proteger o meio ambiente.

    Tereza Cristina ressaltou que o Governo Federal tem construído uma agenda de compromissos para desenvolvimento de um sistema alimentar mais produtivo, inclusivo e sustentável até 2030, baseado em aumento da produtividade sem uso de novas áreas e redução do desperdício de alimentos

    “Com base no nosso modelo de agricultura tropical, seguiremos expandindo a produção através de ganhos crescentes de produtividade e do uso racional dos recursos naturais. Assim, reduziremos a pressão pela incorporação de novas áreas à atividade produtiva. Trabalharemos ainda pela redução de perdas e desperdícios. E promoveremos a alimentação saudável através da informação aos consumidores”, disse a ministra, ressaltando que o país aderiu às iniciativas sobre Perdas e Desperdícios, Merenda Escolar e Pecuária Sustentável.

    Nesta semana, o Mapa criou o Grupo de Trabalho de Enfrentamento a Perdas e Desperdício de Alimentos, que irá desenvolver estratégias, alinhadas à economia circular, para o aproveitamento integral dos alimentos e fortalecimento das ações de redistribuição para redução do desperdício, por meio de recomendações de ajustes regulatórios, estímulo e aprimoramento de programas sociais

    Na cúpula, Tereza Cristina defendeu que os países industrializados "assumam a responsabilidade de apoiar os mais vulneráveis” por meio de cooperações internacionais.Na cúpula, Tereza Cristina defendeu que os países industrializados "assumam a responsabilidade de apoiar os mais vulneráveis” por meio de cooperações internacionais.

    Cúpula dos Sistemas Alimentares

    Realizada em Nova York, nos Estados Unidos, a Cúpula foi convocada pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, no contexto da Década de Ação para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável até 2030.

    Os países participantes irão debater ações para agilizar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável por meio da transformação dos sistemas alimentares juntamente com a sustentabilidade. Serão debatidas cinco linhas de ação: acesso universal a alimentação saudável, segura e sustentável, padrões de consumo saudáveis e sustentáveis, produção em escala de alimentos positivos para a natureza, promoção do sustento e distribuição de valor equitativa e construção de resiliência contra vulnerabilidades, choques e tensões.  Os resultados serão reunidos em uma declaração ao final do evento, coordenada pelo Secretário-Geral da ONU, informa a assessoria do Ministério da Agricultura.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)

     

     


Vídeos
publicidade