• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 23 de abril de 2024 19:07:48
Nordestinas
  • 11/06/2021 16h19

    CPI DA PANDEMIA: Jorginho Mello destacou que tanto Natália Pasternak como Cláudio Maierovich são adversários de Bolsonaro; médico e pesquisadora confirmaram posição política mas se dizem cientistas

    Jorginho Mello disse que houve agressão ao Presidente
    Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

    Jorginho Mello cita declarações políticas contra Bolsonaro

    (Brasília-DF, 11/06/2021) O senador Jorginho Mello(PL-SC), vice-líder do governo e titular na CPI da Pandemia no Senado, ao se manifestar quando lhe foi concedido esse direito na reunião do colegiado desta sexta-feira,11, que ouvia o médico sanitarista Cláudio Maierovich e a microbiologista e pesquisadora Natália Pasternak, preferiu não fazer perguntas, mas fez considerações destacando declarações dos dois convidados mostrando que eles tem posição política contra o presidente Jair Bolsonaro( sem partido).  Os convidados afirmaram que tinham posição política, mas que são cientistas em suas avaliações sobre o enfrentamento da pandemia do covid-19.

    “Eu tenho materiais da imprensa que mostram que tanto a Dra. Natalia quanto o Dr. Cláudio... O depoimento é muito técnico, especialista, depoimento bom. Eu não vou entrar no mérito do depoimento, mas na forma política do tratamento. Eles são, literalmente, adversários do Governo Bolsonaro. Isso está claro nas manifestações deles na imprensa. “, disse.    Em seguida, ele trouxe uma série de manifestações dos dois.

    A pesquisadora agradeceu a colocação feita e começou a falar sobre posicionamento político do cientista.

    “Sobre o posicionamento político do cientista, não é uma questão de ser adversário do Governo. Inclusive, políticas públicas são o tema central do meu trabalho com o Instituto Questão de Ciência, que é a ONG que eu presido – políticas públicas baseadas em evidências científicas. E, quando as políticas públicas não são baseadas em ciência, principalmente políticas públicas de saúde, eu preciso me manifestar – assim diz o meu estatuto.”, disse, inicialmente

    A pesquisadora disse que as críticas são científicas e que não é a questão de ser contra o governo.

    “ E assim também todo cientista brasileiro que percebe que, quando a ciência é distorcida para promover curas milagrosas e a ciência é ignorada no que ela pretende para controle da pandemia, nas medidas que são aprovadas pela ciência, então, é obrigação do cientista se manifestar, porque é o cientista que pode esclarecer essas questões para a população, para gestores. E não é uma questão de ser adversário do Governo.”, disse.

    O senador destacou que um dos apoiamentos de Pasternak, como num manifesto de intelectuais e cientistas judeus, ela teria feito uma agressão ao Presidente.

    “Agressão. Agressão ao Presidente a senhora fez. A senhora não fez uma manifestação. Então, eu... E vamos economizar, que fica melhor.”, disse.

    O médico Cláudio Maierovich disse que nunca escondeu suas posições políticas, mas que é cientista.

    “eu nunca escondi minhas posições políticas. De fato, o Senador trouxe aqui algumas... Nem sempre o título da matéria reflete o que a gente falou, isso é natural, mas, de fato, nunca escondi minhas posições políticas. Não votei neste Presidente, isso não é segredo pra ninguém, mas trato de um outro jeito em relação ao tema aqui, quer dizer, a minha área... Eu não... Eu tenho sido chamado de cientista, eu sempre fico um pouco assim... Eu não sei se eu me vejo como cientista. Eu sou, no Governo, de uma carreira de especialista em políticas públicas e gestão governamental, e a minha grande preocupação é sobre a gestão desta crise.”, disse.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)

     

     


Vídeos
publicidade