• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 16 de abril de 2024 04:04:32
Nordestinas
  • 11/06/2021 15h49

    CPI DA PANDEMIA: Maierovich disse a senadora Kátia Abreu que metade das 480 mil mortes poderiam ter sido evitadas

    Veja mais
    Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

    Kátia Abreu fez pergunta e ficou impactada

    (Brasília-DF,11/06/2021) A senadora Kátia Abreu(Progressistas-TO) fez questionamentos ao médico sanitarista Cláudio Maierovich e a microbiologista Natália Pasternak.  Em questionamento ao médico sanitarista ela destacou o quando de mortes poderiam ter sido evitadas se o Governo Federal tivesse focado em ações mais exitosas.  Maierovich avaliou que so menos metadas das 480 mortes já registrada poderiam ter sido evitadas.

    “Eu queria ver as mortes evitadas, as mortes que poderiam ter sido evitadas se o dever de casa tivesse sido feito a contento.”, disse a senadora.

    Maierovich reconheceu que existem algumas estimativas que estão sendo feitas, mas nada definitivo, mas ele arriscou que ao menos metade delas, sim, poderiam ser evitadas.

    “Em relação ao número de mortes que poderiam ter sido evitadas, é muito difícil falar em números. A gente tem um mínimo do que poderia ter sido evitado, o cálculo feito pelos epidemiologistas da Universidade Federal de Pelotas de que, caso tivessem sido fechados acordos mais precocemente, mais tempestivamente, com o Instituto Butantan e com a empresa Pfizer, nós teríamos evitado algo em torno de 80 a 90 mil mortes no País, sem nenhum outro tipo de ação.”, disse em um momento.

    Logo, em seguida, ele arriscou um cálculo.

     Certamente, se nós tivéssemos tido alguns períodos de confinamento, uma boa campanha de comunicação, medidas no campo da economia e no campo social adotadas tempestivamente de forma coordenada, nós teríamos um número de mortes muito menor. Não sei se alguém já fez essa estimativa de uma forma científica, mas, se a gente fosse pensar em grandes números em ordem de grandeza, é possível estimar que nós tivéssemos metade dessas mortes evitáveis.”, disse.

    Impacto

    A senadora Kátia Abreu se disse impactada após a resposta do médico.

    “ Impactada, muito impactada.”, disse a senadora por Tocantins, ao senador Randolfe Rodrigues( Rede-AP), que comandava a sessão e perguntou se ela estava satisfeita com os questionamentos.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)

     

     


Vídeos
publicidade