• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 25 de abril de 2024 18:57:53
Nordestinas
  • 11/06/2021 12h38

    VACINAS: Anvisa autoriza vacinas da Pfizer para menores de 12 anos

    Veja mais
    Foto: Arquivo da Política Real

    Anvisa divulga nota

    (Brasília-DF, 11/06/2021)  Nesta sexta-feira,11, a Anvisa(Agência Nacional de Vigilânncia Sanitária) anunciou a autorização da vacina Comirnaty, da Pfizer, para crianças com 12 anos de idade ou mais. Com isso, a bula da vacina passará a indicar esta nova faixa etária para o Brasil. 

    A ampliação foi aprovada após a apresentação de estudos desenvolvidos pelo laboratório que indicaram a segurança e eficácia da vacina para este grupo. Os estudos foram desenvolvidos fora do Brasil e avaliados pela Anvisa. 

    A vacina Comirnaty, antes,  estava autorizada para pessoas com 16 anos de idade ou mais. Até o momento, esta é a única entre as vacinas autorizadas no Brasil com indicação para menores de 18 anos. 

    A vacina da Pfizer foi a primeira a receber o registro definitivo para vacinas Covid-19 no Brasil.

    Medicamentos

    Nessa quinta-feira ,10, a Anvisa publicou o Edital de Chamamento Público 9/2021, que reabre, por mais 90 dias, o prazo do Edital 4, de 8 de março deste ano. O chamamento público convoca as empresas detentoras de registro de medicamentos a fornecerem informações sobre a fabricação, a importação e a distribuição de anestésicos, sedativos, bloqueadores neuromusculares e agentes adjuvantes (substâncias auxiliares usadas na composição de fármacos). 

    Também entram no rol de produtos previstos no edital as vacinas contra a Covid-19, entre outros medicamentos usados para o tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). 

    A Agência ressalta que o prazo para o envio dos dados teve início no dia 8 de junho.  A Anvisa informa que é importante destacar também que as informações deverão ser atualizadas pelos detentores de registro, sempre às quintas-feiras. Essa atualização deverá ocorrer semanalmente, para os medicamentos, e quinzenalmente, para as vacinas contra a Covid-19.

    A medida tem o intuito, como nos editais anteriores, de realizar o mapeamento da quantidade de medicamentos disponíveis para atender a população brasileira durante a pandemia. Além disso, as informações obtidas possibilitarão aos gestores a capacidade de orientar o sistema de saúde quanto à localização dos estoques de fármacos utilizados no enfrentamento da Covid-19. 

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)


Vídeos
publicidade