• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 29 de março de 2024 06:00:38
Nordestinas
  • 07/05/2021 18h00

    BRASIL X CHINA: Rodrigo Pacheco faz convite para Yang Wanming visitar o Senado para estreitar “parceria global entre os dois países”; ato é visto como “redução de danos” gerado por falas do Presidente Bolsonaro

    Veja mais
    Foto: Waldemir Barreto/ Agência Senado

    Rodrigo Pacheco em dia de chegada às dependências do Senado Federal

    (Brasília-DF, 07/05/2021) O presidente do Senado e do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco( DEM-MG), enviou ofício ao embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, para que ele visite o Senado Federal, quando isso for favorável, numa referência as medidas de afastamento. Ele disse que esse encontro serviria para adensar a parceira estratégica global entre os dois países.

    O movimento institucional e político do presidente do Congresso é visto como uma forma de reduzir os danos políticos a partir da declaração Jair Bolsonaro( sem partido) de que a China seria responsável por uma “guerra biológica” que  sugere tenha dado origem a pandemia do covid-19.

    “Dirijo-me a Vossa Excelência para reiterar a importância do relacionamento mutuamente relevante e construtivo com a República Popular da China.”, disse inicialmente.

    Ele disse que “entende o Senado Federal que, no momento em que o Brasil trem sido afetado de forma contundente pela proliferação de variantes de vírus, torna-se necessário, mais do que nunca, o aprimoramento da parceria de grande qualidade que tem caracterizado nossas relações bilaterais”.

    Pacheco destacou que Brasil e China tem grandes territórios  e por conta disse grandes fronteiras com diversos países. Ele disse que por conta disso os dois países tem muitas responsabilidades. “Diante da crescente conscientização de nossas vulnerabilidades individuais frente a urgentes desafios como o combate à pobreza, a doenças e ao aquecimento global precisamos de maior convergência entre nações e de uma configuração internacional voltada para maior cooperação.”, disse.

    A partir daí ele destaca a necessidade de se avançar em muitos outros pontos.

    “Disse decorre nosso firme propósito de ampliar a colaboração bilateral sino-brasileira em todos os terrenos: ciência, tecnologia, comércio, investimentos. Esforço esse que requer diálogo ainda mais intenso e aprimoramento constante da coordenação política e diplomática”, disse.  

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)

     

     

     

     


Vídeos
publicidade