• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 24 de abril de 2024 06:18:44
Nordestinas
  • 09/04/2021 16h34

    Juizes federais saem em defesa de Barroso após criticas de Bolsonaro e dizem que não admitem interferência em decisões judiciais e que a postura do Presidente é incompatível

    Veja mais
    Foto: Pleno News

    Ajufe se manifesta sobre criticas de Bolsonaro a Barroso

    (Brasília-DF, 09/04/2021)  No meio da tarde desta sexta-feira, 9, a Associação dos Juizes Federais do Brasil( Ajufe) divulgou nota em repúdio às declarações do presidente Jair Bolsonaro( sem partido) contra o ministro do STF, Luis Roberto Barroso, pelo fato dele ter decidido que o Senado deve instalar a CPI da Pandemia.  Os juízes federais dizem que a postura de Bolsoanro é inadmissível e incompatível.

    Ele dizem que o Presiente  gera “transtorno, desgaste e polêmica entre as instituições, agravando a crise que o Brasil e o mundo atravessam e dificultando, com isso, o retorno ao estado de normalidade.”.

    Veja a íntegra da nota:

    NOTA PÚBLICA

    A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), entidade nacional representativa de magistrados e magistradas federais do Brasil, vem a público repudiar as recentes declarações do Presidente da República Jair Bolsonaro contra o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, que determinou ao Senado Federal a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar as ações do Governo Federal na pandemia.

    A decisão judicial criticada apenas atende, em caráter liminar, ao requerimento em mandado de segurança apresentado por senadores da República ao STF.

    A Ajufe não admite qualquer tentativa de interferência na atuação do Poder Judiciário, que deve se pautar pela Constituição Federal e pelas leis do país. A postura do Presidente da República é, portanto, absolutamente incompatível com a independência judicial e com o respeito que deve sempre existir entre os representantes dos Poderes de Estado.

    Eventuais insatisfações devem ser combatidas por meio dos instrumentos previstos nas leis processuais, não com vociferação de impropérios e ilações contra o julgador.

    Assim agindo, o Presidente da República apenas gera transtorno, desgaste e polêmica entre as instituições, agravando a crise que o Brasil e o mundo atravessam e dificultando, com isso, o retorno ao estado de normalidade.

    Brasília, 09 de abril de 2021

    Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe)

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)


Vídeos
publicidade