• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 25 de abril de 2024 01:40:00
Nordestinas
  • 05/03/2021 17h04

    VACINAS: Enquanto Ministério da Saúde diz negociar 13 milhões de vacinas com a Moderna, W. Dias informa que Serum na Índia poderá interromper envio da Astrazeneca para Fiocruz

    Meta seria vacinar 50 milhões até o final de abril
    Foto: Tony Winston / Ministério da Saúde

    Representante da Moderna em reunião com Élcio Franco da Saúde

    ( reeditado) 

    (Brasília-DF, 05/03/2021). Nesta sexta-feira,5, o Ministério da Saúde e a vacina Moderna contra a covid-19 estão mais próximos.

    Representantes do laboratório Moderna e o Secretário Executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, fizeram tratavivas e o laboratório confirmou que poderá entregar 13 milhões de doses do imunizante que produzem contra a Covid-19  em 2021 ao Brasil.

    “A confirmação dessas informações, agora, entre outros dados nos ajudam a ter segurança para acelerarmos a assinatura do contrato que queremos para agilizar e fortalecer a nossa ação de imunização de todos os brasileiros contra a Covid-19”, disse Franco.

    Foi informado que até o final de julho o Brasil receberá 1 milhão de doses da vacina da Moderna, mesma quantidade a chegar até 31 de agosto e 31 de setembro. E que entre outubro e dezembro seriam enviados 10 milhões de doses da substância ao país em diferentes cargas.

    Élcio Franco explicou que agora “entra-se praticamente na fase final das negociações”, que consistirá na preparação da minuta de contrato pelo Ministério e de mais uns detalhes administrativos que envolvem o entendimento.

    “De nossa parte vamos ser, como sempre, rápidos porque nossa meta é salvar vidas. E vamos iniciar as aplicações de mais essa vacina, tão logo cheguem e tenham aprovação da Anvisa, aval que também condiciona o pagamento que será realizado após a chegada de cada remessa”, asseverou.

    Em abril

    O coordenador de vacinação do Forum dos Governadores do Brasil, governador do Piau;i, Wellington Dias(PT), fez longa declaração sobre a situação das vacinas para o Brasil.  Ele disse que a meta é tentar vacinar 50 milhões de brasileiros e brasileiras até o final de abril.  Ele lamentou que o laboratório Serum, na Índia, não dê conta de fazer entregas para fora daquele país face ao aumento dos caso de coronavirus na Índia,

    “Estamos juntos na cobrança do Plano Estratégico Nacional de Imunização,  e, quero trazer aqui em meio a tantas situações de interrogações também boas notícias. Vejam os desafios: nós temos por esse plano estratégico, acertado com o ministério da saude e tantos outros atores, que chegar no mês de abril com 25% da população brasileira vacinada, algo em torno de 50 milhões de pessoas.

    Por que que isso é importante ? Porque isso garante a vacinação de todo o grupo de maior risco. Ou seja, chegar até abril vacinando todas pessoas com mais de 60 anos e baixo de 60 anos quem tem alguma comorbidades reconhecida por esse cronograma. Ora, aqui são cerca de 50 milhões de pessoas. Qual objetivo então? É garantir que o cronograma seja cumprido para agora nesse mês de março a ampliar a vacinação com variadas vacinas pra que a gente possa alcançar algo como 20 milhões de pessoas no Brasil vacinas, se somando aquelas 7 milhões de pessoas até fevereiro. “, disse.

    Em seguida, W. Dias destaca sua preocupação com as entregras do Serum, na Índia.

    Ao mesmo tempo, para isto, nós estamos enfrentando alguns problemas, a India por exemplo, ela tinha a previsão de entrega de 4 milhões de doses da SERUM/ASTRAZENICA nessa parceria com a Fiocruz e com o Ministério da Saúde. Só que a India entrou em crise, ampliou adoecimento, ampliou internações e ampliou óbito. O governo da India adotou uma medida proibindo exportação de vacinas até que eles possam alcançar um patamar mais elevado de vacinação. Segundo o governo, conversei hoje também com a SERUM, com o Dr. Marzem, nós estamos numa situação lá em que eles tem menos vacinados proporcionalmente do que o Brasil. Então, essa é a realidade! “, disse, segundo assessoria.

    (da redação com informações de assessorias. Edição: Genésio Araújo Jr)


Vídeos
publicidade