• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 28 de março de 2024 18:07:56
Nordestinas
  • 04/02/2021 07h56

    CÂMARA: Com a eleição de Marília Arraes, Câmara dos Deputados terá três mulheres no comando da Casa; também foram eleitar Rose Modeste e Rosângela Gomes

    Veja mais
    Foto: Michel Jesus/Agência Câmara

    Mesa da Câmara com três mulheres e "festejada" pela bancada feminina

    ( Publicada originalmente às 13h 50 do dia 03/02/2021) 

    (Brasília-DF, 04/02/2021) Momento histórico e marcante no Congresso do Brasil. Não foi dessa vez que o Senado elegeu uma presidente mulher, nessa disputa em que a senadora Simone Tebet não teve sucesso, mas pela primeira vez a Câmara dos Deputado elegeu três mulheres para compor a direção da Casa. A deputada Marília Arraes(PT-PE) derrotou na disputa de segundo turno o deputado João Daniel(PT-SE). Marília se lançou candidata avulsa pois o candidato oficial era João Daniel. Ela teve 192 votos neste segundo turno contra 168 dados ao deputado por Sergipe.

    A votação desta quarta-feira (3) foi presencial e secreta, com 21 urnas eletrônicas distribuídas pelo Plenário Ulysses Guimarães e pelos salões Verde e Nobre. Foram eleitos:

    1ª vice-presidência: Marcelo Ramos (PL-AM);

    2ª vice-presidência: André de Paula (PSD-PE);

    1ª secretaria: Luciano Bivar (PSL-PE);

    2ª secretaria: Marília Arraes (PT-PE);

    3ª secretaria: Rose Modesto (PSDB-MS) e

    4ª secretaria: Rosângela Gomes (Republicanos-RJ).

    As quatro vagas de suplentes de secretários foram preenchidas pelos deputados Alexandre Leite (DEM-SP), Eduardo Bismarck (PDT-CE), Gilberto Nascimento (PSC-SP) e Cássio Andrade (PSB-PA).

    Os suplentes participam da Mesa apenas na ausência do titular.

    “O clima que vai funcionar e imperar de agora pra frente vai ser justamente aquele que tratamos como marca maior da nossa campanha junto com todos os deputados. O trabalho coletivo, a previsibilidade, a reunião do colégio de líderes, a discussão nas bancadas e a harmonia interna e externa, tanto dentro da Câmara dos Deputados, como do Poder Executivo e do Poder Judiciário”, afirmou Arthur Lira, no Plenário.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)

     

     

     

     

     

     


Vídeos
publicidade