• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 16 de abril de 2024 07:15:40
Nordestinas
  • 20/01/2021 08h58

    DESTAQUES DO DIA: Mercados globais em leve alta enquanto no Brasil veio pessismo depois da chegada das vacinas que são poucas

    Veja mais
    Foto: Arquivo da Política Real

    Mercados em leve baixa

    (Brasília-DF, 20/01/2021)  A Política Real teve acesso ao relatório “Moorning Call” da XP Investimentos que revela os mercados internacionais com leve avanço, mesmo com a posse do novo governo dos Estados Unidos. De fato, há muita tensão no ar com receio de algum atentado. É um presidente católico desde de John Kennedy.

    Aqui no Brasil, depois da empolgação da chegada das vacinas o mercado ficou de cabeá baixa com o que se viu em seguida pois estamos sem vacinas, de novo, na prática.

    Veja mais:

    Hoje, mercados globais amanhecem em leve alta, com bolsas nos EUA (+0,3%) e Europa (+0,7%) beirando suas máximas históricas. O otimismo será testado durante a atual temporada de resultados do 4º tri 2020 devido às altas expectativas do setor de tecnologia.

    No cenário político internacional, o destaque hoje fica para a posse de Joe Biden como o 46° presidente dos Estados Unidos, com Washington em lockdown. Apesar de sua decisão de não comparecer ao evento, Donald Trump desejou sucesso à nova administração, afirmando que o movimento que criou estava apenas começando.

    Ainda nos EUA, Janet Yellen reiterou nesta terça-feira (19) a importância de mais estímulos fiscais. No entanto, reconheceu que é essencial que os EUA caminhe para um orçamento “sustentável”. Antecipou ainda que aumentos de impostos não devem ser discutidos no curto-prazo. Enquanto isso, o líder republicano, Mitch McConnell, surpreendeu ao afirmar que a multidão que invadiu o Capitólio foi “provocada” por Trump. A fala marca novo distanciamento entre o parlamentar e o presidente, além de incentivar ânimos de democratas sobre potencial apoio ao impeachment no Senado.

    IBOVESPA -0,50% | 120.636 Pontos.     CÂMBIO 1,03% | 5,35/USD

    O Ibovespa fechou em queda de 0,5% na terça-feira, a 120.636 pontos, na contramão de mercados internacionais, em meio a ruídos políticos no Brasil. Já as taxas futuras de juros fecharam o dia de ontem em alta nos vértices longos, o que gerou ganho de inclinação na curva. Pesaram para o movimento o contínuo risco fiscal, o câmbio, o IGP-M elevado e a espera pelo comunicado do Copom após a reunião de hoje. DI jan/22 fechou em 3,26%; DI jan/24 encerrou em 5,99%; DI jan/26 foi para 6,86%; e DI jan/28 fechou em 7,37%.

    Em economia, o Banco Central da China manteve os juros de 1 e 5 anos em 3,85% e 4,65%, em linha com as estimativas. E na Zona do Euro, a inflação medida pelo CPI subiu 0,3% em dezembro, também em linha com o esperado.

    Já no Brasil, as incertezas sobre a vacina e os rumores fiscais trouxeram mais ceticismo aos mercados. O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, diz considerar “inevitáveis as bandeiras vermelhas em SP” e, em meio à falta de insumos importados da China, a Fiocruz adiou de 8 de fevereiro para o início de março a previsão de entrega das primeiras doses da vacina da Universidade de Oxford e da AstraZeneca produzidas no Brasil. A piora da pandemia e a falta de um plano claro de vacinação elevam as pressões por mais medidas de estímulo. A equipe econômica acredita não haver necessidade para tal, mas estuda reeditar uma nova versão do Programa de Preservação de Renda e do Emprego (BEm), que até agora custou R$ 51,5 bilhões.

    No cenário político no Brasil, seguem as discussões sobre a sucessão na Câmara dos Deputados e no Senado. Arthur Lira anunciou que garantiu respaldo da maioria dos integrantes do PSL para que a legenda apoie a sua candidatura. O partido já havia anunciado apoio formal a Baleia Rossi. Enquanto isso, no Senado, Simone Tebet se alinha a Baleia Rossi e adota discurso anti-Bolsonaro para MDB tentar conquistar o comando das duas casas.

    Finalmente, na agenda econômica do dia, o destaque será a decisão de política monetária do Banco Central do Brasil. A nossa expectativa é de que a Selic seja mantida nos atuais 2,00% a.a. e que o forward guidance já seja retirado.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)


Vídeos
publicidade