• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 29 de março de 2024 03:12:52
Nordestinas
  • 19/01/2021 10h58

    VACINAÇÃO: Vários estados ainda não começaram a imunização, enquanto São Paulo anuncia que vacinou mais de 1 mil pessoas

    Veja mais
    Foto: Flick do Governo de São Paulo

    João Dória acompanha primeira vacinada em Ribeirão Preto

    (Brasília-DF, 19/01/2021) A distribuição das vacinas do covid-19 do Instituto Butantan pelo Ministério da Saúde ainda não chegaram a todos os 27 estados e alguns que mesmo de posse das vacinas ainda não iniciaram. O Governo de São Paulo informou nesta terça-feira,19, que já vacinou 1.030 pessoas contra o covid-19 até a noite dessa segunda-feira,18.

    A maioria das doses foram aplicadas no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Nesta terça-feira, a vacinação também começou no Hospital das Clínicas de Botucatu e da Unicamp em Campinas.

    Nesta terça-feira a imunização começa nos HC de Ribeirão Preto e Marília e no Hospital de Base de São José do Rio Preto. No total, cerca de 60 mil profissionais que atuam nesses hospitais serão imunizados contra a COVID-19 com a Vacina do Butantan.

    A campanha começou ainda ontem,18, minutos após aprovação do uso da vacina do Butantan pela Anvisa. Ainda no domingo,17, foram vacinados 112 pessoas, incluindo as duas primeiras brasileira a serem vacinada no país: a enfermeira Mônica Calazans, da UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas;  representando tanto os profissionais de saúde quanto a população indígena, a técnica de enfermagem e assistente social, Vanuzia Santos, do povo Kaimbé, foi a primeira indígena a ser vacinada no Brasil.

    Nesta quarta-feira, 20, grades de vacinas e insumos também serão enviadas a polos regionais para redistribuição às Prefeituras, com recomendação de prioridade a profissionais de saúde que atuam no combate à pandemia. Os municípios também deverão imunizar a idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência vivendo em instituições de longa permanência e indígenas aldeados com apoio de equipes da atenção primária do SUS, segundo as estratégias adequadas ao cenário local.

    “Até a próxima sexta-feira ,22, teremos finalizado as entregas nos municípios e nos 25 centros de distribuição regionais para abastecer as 645 cidades do estado. Há cerca de três meses temos nos dedicado a organizar esta campanha, que agora começa com a priorização dos nossos heróis da saúde”, diz o Secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)


Vídeos
publicidade