• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 20 de abril de 2024 00:09:04
Nordestinas
  • 18/12/2020 18h37

    SUCESSÃO NA CÂMARA: Rodrigo Maia lança bloco com 11 partidos e 269 parlamentares; “Essa é a eleição entre ser livre ou subserviente. Ser fiel à democracia ou ser aliado do autoritarismo”, disse

    Veja a íntegra do documento devidamente assinado
    Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputado

    Maia, ao lado de Aguinaldo Ribeiro e Baleia Rossi, lança bloco com os presidente e líderes de partidos

    (Brasília-DF, 18/12/2020) Parecia que não iria sair, talvez no dia de “São Nunca”, mas finalmente saiu a definição do tamanho do grupo que vai bancar um candidato à sucessão à Câmara dos Deputados entre os aliados do Presidente Rodrigo Maia(DEM-RJ).  Ao lado de Maia estavam ombreados o deputado Baleia Rossi(MDB-SP) e o deputado Aguinaldo Ribeiro(Progressitas-PB).  Maia anunciou a formação de um novo bloco com 11 partidos, porém ainda sem um nome definido.  Assinam o manifesto os seguintes partidos:  PT, DEM, PDT, PSB, MDB, Cidadania, Rede, PV, PcdoB, PSDB e PSL. Ao todo, 269 deputados compõem o grupo.

    Maia leu documento assinado por representantes desses partidos no qual destaca a projeção da Casa nos últimos dois anos, por ter se tornado "a fortaleza da democracia, o território da liberdade, exemplo de respeito e empatia com milhões de brasileiros".

    "Enquanto alguns buscam corroer e lutam para fechar nossas instituições, nós aqui lutamos para valorizá-las. Enquanto uns cultivam o sonho torpe do autoritarismo, nós fazemos a vigília da liberdade. Enquanto uns se encontram nas trevas, nós celebramos a luz", afirma.

    "Esta não é uma eleição entre o candidato A ou o candidato B. Essa é a eleição entre ser livre ou subserviente. Ser fiel à democracia ou ser aliado do autoritarismo. Ser parceiro da ciência ou ser conivente com o negacionismo. Ser fiel aos fatos ou ser devoto das fake news", diz o documento.

    A deputada deputada Gleisi Hoffman (PR), presidente do PT, afirmou que, apesar das diferenças entre alguns partidos que compõem o bloco na agenda econômica, a pauta da defesa da democracia os une. Segundo ela, os partidos de oposição também vão apresentar um nome para ser analisado pelo bloco para disputar a eleição da Câmara.

    "Em defesa da democracia, das instituições e da liberdade", afirmou a deputada.

    O presidente do PSL, deputado Luciano Bivar, disse que o partido tem responsabilidade com as instituições. "Somos contra os radicalismos, mas somos absolutamente intransigentes aos princípios", defendeu.

    Assinam o documento, além do presidente da Câmara, os seguintes deputados, representando seus partidos:

     

    - Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente do partido

    - Pedro Uczai (PT-SC)

    - Luciano Bivar (PSL-PE), presidente do partido

    - Felipe Francischini (PSL-PR), líder

    - Baleia Rossi (MDB-SP), presidente do partido

    - Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL), futuro líder

    - Alessandro Molon (PSB-RJ)

    - Rodrigo de Castro (PSDB-MG), líder

    - Mário Heringer (PDT-MG)

    - Arnaldo Jardim (Cidadania-SP)

    - Enrico Misasi (PV-SP)

    - Orlando Silva (PCdoB-SP)

    - Gustavo Fruet (PDT-PR)

     

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)

     


Vídeos
publicidade