• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 29 de março de 2024 02:33:52
Nordestinas
  • 30/10/2020 13h00

    VACINA: Anvisa informa que não recebeu nenhum pedido de registro da Sputinik V; a vacina russa tem acordo com Paraná e Bahia

    Veja mais
    Foto: Olhar Digital

    Vacina Sputinik V faz

    (Brasília-DF, 30/10/2020) Nesta sexta-feira, 30, tivemos novidades sobre as possíveis vacinas contra o covid-19, não envolve a coronavac, dos chineses.  A Agência Nacional de Vigilância Sanitária informou que não recebeu, até o momento, nenhum pedido de registro referente à vacina Sputnik V, a famosa vacina russa que tem acordos com o Governo do Paraná e o Governo da Bahia.  

    Foi divulgado, também, que  não há nenhum pedido formal que trate da autorização de pesquisa clínica no Brasil para a vacina em questão. 

    Nessa quinta-feira ,29, a Anvisa  recebeu um e-mail do laboratório União Química comunicando sobre a apresentação apenas de documentos prévios. Os documentos foram enviados com um pedido para que a Anvisa faça uma análise prévia, antes da apresentação formal do pedido de pesquisa. 

    O laboratório, em seu comunicado, esclarece que os detalhes para a pesquisa clínica de fase 3 da Sputnik V ainda serão apresentados em data que depende do laboratório. As informações enviadas não são um pedido formal de autorização para a pesquisa e não são suficientes para a autorização da Anvisa.

    Na prática, a pesquisa não está autorizada e esse pedido ainda não foi feito pelo laboratório. 

    A documentação para solicitar a autorização de pesquisa clínica chama-se Dossiê de Desenvolvimento Clínico de Medicamento (DDCM), que ainda não foi apresentado para a Anvisa para essa vacina. 

    No e-mail enviado para a Agência, o laboratório também manifestou interesse em realizar uma reunião de caráter técnico com a Anvisa antes de pedir formalmente a autorização da pesquisa clínica para a Sputnik V. 

    Em nota a Anvisa diz qe “tem mantido canal aberto com todas as instituições envolvidas no desenvolvimento de vacinas e medicamentos contra a Covid-19. A documentação recebida nesta quinta é parte desta estratégia, mas ainda são documentos prévios e não se trata de pedido de autorização para realizar os estudos em fase 3 (com testes em humanos) ou o pedido de registro. “, dia a Anvisa.

    Estudos clínicos   e registro

    Esses estudos são realizados com seres humanos depois de obtidos dados e informações significativos nas etapas anteriores. O protocolo desses estudos clínicos precisa ser avaliado e aprovado pela Anvisa antes da sua execução.   Quanto ao registro, é  o momento que vem depois dos estudos clínicos. Para a análise do registro profissionais especializados da Agência vão revisar todos os documentos técnicos e regulatórios e verificar os dados de segurança e eficácia, bem como a qualidade da vacina. O registro, concedido pela Anvisa, é o sinal verde para que a vacina seja comercializada e disponibilizada no país

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)

     

     

     


Vídeos
publicidade