• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 24 de abril de 2024 22:50:02
Nordestinas
  • 09/10/2020 11h30

    PANTANAL EM CHAMAS: Senadores aprovam indicação para Bolsonaro colocar o bioma sob comando do Conselho da Amazônia por 5 anos; fator VP Hamilton Mourão seria o motivo

    Proposta de indicação é da senadora Simone Tebet e segue para análise do Presidente Bolsonaro
    Foto: imagem de Streaming

    Simone Tebet é autora do projeto de indicação e diz que governo deve ser responsável pela região

    (Brasília-DF, 09/10/2020) A Comissão Externa dos Incêndios no Pantanal decidiu aprovar nesta sexta-feira, 9, que o bioma que arde no centro do Brasil e chama atenção do planeta, deve ficar sob o controle do Conselho da Amazônia, que é comandado pelo vice-presidente da República, General Hamilton Mourão. A proposta é da senadora Simone Tebet(MDB-MS), foi relatada pelo senador Eduardo Braga(MDB-AM) e aprovado por aclamação. A iniciativa é um projeto de indicação e segue ao Presidente da República, Jair Bolsonaro(Sem partido).

    “Lançando o olhar sobre o bioma Pantanal, embora os governos nos três níveis, os pantaneiros e a sociedade civil organizada tenham envidado esforços para conter o avanço dos incêndios florestais e minimizar danos causados à biodiversidade, calcula-se que o fogo já consumiu mais de 4 milhões de hectares até o início de outubro deste ano, o que corresponde a 26% da área total desse bioma, segundo dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foram afetadas não só propriedades rurais, mas também o Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal (patrimônio mundial), Sítios Ramsar, unidades de conservação e pelo menos cinco terras indígenas.”, diz a senadora em sua justificativa.

    A senadora do Mato Grosso do Sul, que comanda a Comissão de Constituição de Justiça do Senado, destaca que as sêcas vão contonuar na região até 2025 o que justifica ainda mais cuidados.

    “A combinação entre altas temperaturas, seca extrema e exposição de biomassa pouco resistente a queimadas representa a principal causa para a intensidade dos incêndios neste ano. Calcula-se que essa é a pior seca dos últimos sessenta anos segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN/MCTI), e estima-se que eventos dessa natureza serão recorrentes pelo menos até 2025, segundo a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC/MDR).”, destaca.

    Ela diz que a inclusão do Pantanal na estrutura do Conselho Nacional da Amazônia Legal ,pelo próximos 5 anos, representará o verdadeiro compromisso do governo federal em proteger o nosso ambiente como um todo.

    “ Nesse sentido, é crucial que o Pantanal passe a estar sob tutela do Conselho Nacional da Amazônia Legal, pelos próximos 5 anos, como forma de garantir que ações de prevenção e combate a incêndios, implementação de políticas públicas ambientais planejadas e de programas para recuperação dos danos ambientais, sociais e econômicos causados ao bioma pantaneiro.”, disse.

    Veja AQUI declaração da senadora sobe o tema.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)


Vídeos
publicidade