• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 19 de abril de 2024 02:00:32
Nordestinas
  • 18/09/2020 20h30

    EUA X BRASIL: Mike Pompeo visita o Brasil e diz que vai tirar Maduro; Rodrigo Maia critica a visita e diz que propósito é contra a tradição brasileira e a história do Barão do Rio Branco

    PC do B também divulgou nota
    Foto: Imagem do Twitter de Mike Pompeo

    Imagem de Mike Pompeo chegando ao Brasil

    (Brasília-DF, 18/09/2020)  O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, faz uma série de visitas na América do Sul(Suriname, Guiana, Colômbia e Brasil) argmentando que é pela importância do combate ao novo coronavirus e face a questão da Venezuela. Ele esteve hoje, 18, em Roraima, no Brasil, para um encontro com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo. Ao chegar ao Brasil, ele publicou nota no Twitter dizendo que estava feliz em voltar ao Brasil dizendo que o país tem papel chave na crise com a Venezuela, no combate ao Covid-19 e no desenvolvimento da região.  Ele coletiva ele disse que estava pronto para tirar Nicolás Maduro do comando da Venezuela.

    O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), divulgou nota no início da noite desta sexta-feira ,18, criticando a visita do secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, à fronteira do Brasil com a Venezuela.

    De acordo com a embaixada dos EUA no Brasil, a visita é parte de uma agenda de encontros com líderes da América Latina. O secretário norte-americano conheceu o Posto de Identificação e Triagem da Operação Acolhida, localizado no bairro Treze de Setembro, zona Sul de Boa Vista (RR).

    Maia considerou que a visita "afronta as tradições de autonomia e altivez" das políticas externa e de defesa do Brasil. Segue a íntegra da nota:

    "A visita do Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, nesta sexta-feira, às instalações da Operação Acolhida, em Roraima, junto à fronteira com a Venezuela, no momento em que faltam apenas 46 dias para a eleição presidencial norte-americana, não condiz com a boa prática diplomática internacional e afronta as tradições de autonomia e altivez de nossas políticas externa e de defesa.

    Como Presidente da Câmara dos Deputados, vejo-me na obrigação de reiterar o disposto no Artigo 4º da Constituição Federal, em que são listados os princípios pelos quais o Brasil deve orientar suas relações internacionais. Em especial, cumpre ressaltar os princípios da (I) independência nacional; (III) autodeterminação dos povos; (IV) não-intervenção; e (V) defesa da paz.

    Patrono da diplomacia brasileira, o Barão do Rio Branco deixou-nos um legado de estabilidade em nossas fronteiras e de convívio pacífico e respeitoso com nossos vizinhos na América do Sul. Semelhante herança deve ser preservada com zelo e atenção, uma vez que constitui um dos pilares da soberania nacional e verdadeiro esteio de nossa política de defesa.

    Rodrigo Maia, Presidente da Câmara dos Deputados."

    Mais nota

    A líder do PCdoB na Câmara, deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), divulgou nota de repúdio sobre a visita do secretário de estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, aos países da América do Sul. No texto, ela classifica o episódio de "tentativa de ingerência" e critica o momento da visita devido à pandemia de Covid-19.

     Segue a íntegra da nota:

    "PCdoB repudia tentativa de ingerência dos Estados Unidos na América do Sul

    Nesta semana, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, alta autoridade americana, está fazendo visitas a países da América do Sul. Chamou-nos atenção o momento e a pauta da visita do Sr. Pompeo nesta sexta-feira, 18 de setembro, em território brasileiro. O momento, por estarmos ainda em plena vigência da maior pandemia do século, com grandes perdas humanas em todo o continente americano, além de ser coincidentemente véspera das eleições presidenciais nos EUA. Trata-se, pelo contrário, de uma movimentação cirúrgica em uma região bastante específica do nosso continente, qual seja, a região amazônica compreendida na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana. Há uma clara ameaça à nossa soberania nessa região tão estratégica ao nosso desenvolvimento.

    A Venezuela tem sido um dos inimigos externos favoritos da gestão do presidente Donald Trump. Parece haver uma tentativa de cerco a esse país. A visita de Pompeo vem para conturbar a relação do Brasil e seus vizinhos. Já a Guiana descobriu nos últimos anos uma reserva de petróleo monumental que a fará crescer economicamente mais de 80% em 2020.

    Como parlamentares brasileiros, expressamos nossa preocupação com o casuísmo da visita, que ameaça a soberania nacional na Amazônia e pode ser um ato hostil à Venezuela, e isso, certamente, não contribui para a resolução dos conflitos com o país vizinho.

    Lembramos que cabe ao Estado brasileiro a manutenção de uma boa relação com seus vizinhos sul-americanos, com respeito à autodeterminação de seus povos e cooperação para o progresso de todos.

    Não se pode admitir uma ingerência externa que coloque em risco os preceitos da integração pacífica em nossa região. Vale lembrar que, historicamente, somos favoráveis à resolução pacífica dos conflitos e autodeterminação dos povos. Segundo o parágrafo único do artigo 4º da Constituição Federal, “A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.”

    Perpétua Almeida, líder do PCdoB na Câmara

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)


Vídeos
publicidade