• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 28 de março de 2024 12:05:02
Nordestinas
  • 01/09/2020 08h29

    Senadores do Muda Senado vão ao STF para impedir reeleição de Davi Alcolumbre e Rodrigo Maia

    Veja alguns dos argumentos
    Foto: Arquivo da Política Real

    Davi Alcolumbre e Rodrigo Maia não devem ter direito a reeleição, dizem senadores do Muda Senado

    ( Publicada originalmente às 19 h 39 do dia 31/08/2020) 

    (Brasília-DF, 01/09/2020) Os senadores do grupo “Muda Senado”, como Jorge Kajuru (Cidadania-GO), Alessandro Vieira (Cidadania-SE), Randolfe Rodrigues(Rede-AP), apresentaram nesta segunda-feira, 31, petição em uma ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) que tramita no STF (Supremo Tribunal Federal), ajuizada pelo PTB, contrária à reeleição do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

    A petição, que reforça e complementa os argumentos no sentido da impossibilidade da recondução, é acompanhada de parecer do jurista Adilson Dallari, professor titular da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo.

    É sustentendo que tanto as normas dos regimentos internos do Senado e da Câmara quanto a Constituição vedam a reeleição na mesma legislatura para as presidências das duas Casas legislativas.

    Só uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) poderia alterar as regras do jogo. Além disso, os senadores combatem a tese da advocacia do Senado de que seria possível empregar, por analogia, o artigo 14, parágrafo 5º, da Constituição Federal, que permite a reeleição para um único período subsequente do presidente da República, governadores e prefeitos.

    “O único e legítimo meio para se permitir a recondução dentro da mesma legislatura seria através da aprovação, nas duas Casas e em dois turnos, de Proposta de Emenda à Constituição”, escrevem os senadores na petição.

    “Na realidade das Casas do Congresso Nacional, a alternância é ainda mais imperiosa ao se considerar que os presidentes de cada qual têm amplo domínio sobre as pautas das sessões que comandam. Desse modo, a recondução de um mesmo presidente, sobretudo dentro da mesma legislatura, pode ocasionar prejuízos insanáveis ao bom funcionamento do Legislativo, na medida em que o que será pautado ou não pode vir a ser objeto de negociações políticas para a reeleição do atual mandatário”, diz o documento.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)

     

     

     


Vídeos
publicidade