• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 28 de março de 2024 12:35:02
Nordestinas
  • 24/08/2020 08h15

    SÃO FRANCISCO: Rogério Marinho foi a Jati conferir rompimento de barragem, disse que os danos não são graves e recuperação será feita em 72 horas

    Ele disse que vai ser decretado calamidade para fazer atendimentos mais ágeis no município cearense atingido
    Foto: Imagem site do MDR e Twitter

    Rogério Marinho se reuniu com técnicos no local, em Jati

    ( Publicada originalmente às 19h 30 do dia 22/08/2020) 

    (Brasília-DF, 24/8/2020)  Depois da confirmação do rompimento da tubulação do Eixo Norte da Transposição do São Francisco, em Jati, no Ceará, o ministro do Desenvolvimento Regional(MDR), Rogério Marinho, foi ao local, na tarde deste sábado, 22, para conferir o ocorrido e vistoriar o que mais poderia ser feito para o Governo Federal atuar, pois cerca de 2 mil pessoas tiveram que evacuar o local num raio de 2 km do reservatório Jati.

    Depois de conferir trechos do empreendimento e participar de reuniões técnicas com as equipes em campo, Marinho disse que não houve danos estruturais à barragem e afimou que o Governo Federal vai reestabelecer a normalidade.

    “A evacuação foi feita de forma preventiva, para garantir a preservação de todas as vidas. Estamos monitorando tudo desde os primeiros relatos da ocorrência e não mediremos esforços para solucionar a situação o mais rapidamente possível. É importante destacar que o trabalho emergencial de contenção já foi iniciado e que não houve danos estruturais à barragem”, disse Rogério Marinho.

    O vazamento foi registrado na tarde de sexta-feira ,20, após o rompimento de uma tubulação que permite a passagem das águas no Reservatório Jati para o trecho do Eixo Norte em direção à Paraíba e ao Rio Grande do Norte. A análise feita por técnicos e engenheiros do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e das empresas envolvidas nas obras constatou que não houve danos à infraestrutura principal e que o reparo emergencial será efetuado em até 72 horas. O trabalho de limpeza e recomposição de aterros foi iniciado às 9h deste sábado.

    Rogério Marinho transquilza família que foi "surpreendida" em Jati 

    Assistência

    A assessoria do MDR informou que por determinação de Marinho uma equipe da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), liderada pelo secretário coronel Alexandre Lucas, foi designada ao local e permanecerá na região para auxiliar os trabalhos. O MDR publicará uma Portaria com o reconhecimento sumário do estado de calamidade pública em Jati. Dessa maneira, será possibilitado o repasse de recursos federais para o município.

    “O presidente Jair Bolsonaro, assim que soube do ocorrido, pediu que viéssemos a Jati para prestar todo o apoio necessário. Nossa preocupação é com as pessoas e, por isso, a Defesa Civil Nacional está aqui para auxiliar nas ações de resposta. Nos próximos dias, teremos a Portaria publicada para que recursos da União possam ser usados no atendimento às famílias que foram removidas, como no pagamento de estadias em pousadas e hotéis, aquisição de colchões e cestas básicas, por exemplo”, reforçou Marinho.

    Cinturão das Águas

    Em razão da ocorrência na Barragem Jati, as comportas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco foram fechadas e as estações de bombeamento foram desligadas. Os serviços poderão ser retomados assim que os reparos na infraestrutura sejam concluídos.

    Ainda assim, a capacidade atual do Reservatório Jati permite que sejam mantidos os testes no Cinturão das Águas do Ceará (CAC), que leva as águas do ‘Velho Chico’ para a Região Metropolitana de Fortaleza. Esta etapa foi iniciada na última quinta-feira (20).

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)

     

     

     


Vídeos
publicidade