• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 19 de abril de 2024 12:17:02
Nordestinas
  • 20/08/2020 08h17

    EDUCAÇÃO: Prefeitos das grandes cidades se encontram com Maia e Alcolumbre e relatam dificuldades em obedecer a obrigatoriedade de 25% do orçamento em educação

    A comitiva da FNP que se reuniu com os presidentes do Legislativo federal foi formada pelos prefeitos de Campinas (SP), Jonas Donizette, de Macapá (AP), Clécio Luís, de Salvador (BA), ACM Neto, e de Teresina (PI), Firmino Filho
    Foto: Arquivo da Política Real/ Hora do Povo

    Davi Alcolumbre e Rodrigo Maia recebem líderes dos prefeitos

    ( Publicada originalmente às 17 h 49 do dia 19/08/2020) 

    (Brasília-DF, 20/08/2.020) Os prefeitos das grandes cidades do país, reunidos em torno da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), se encontraram nesta quarta-feira, 19, com os presidentes da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), em Brasília, onde relataram que todos os gestores das maiores cidades brasileiras estão com extremas dificuldades em cumprir o preceito constitucional e aplicar 25% do orçamento no setor educacional.

    Na oportunidade, eles pediram para que o Congresso Nacional aprove uma autorização, enquanto vigorar o decreto federal que instituiu estado nacional de calamidade pública em virtude da pandemia do novo coronavírus (covid-19) que já matou mais de 110 mil brasileiros, para que os seus municípios estejam isentos de cumprir o gasto orçamentário de no mínimo 25% das receitas em educação. Eles salientam que por conta da crise sanitária a demanda dos gastos em educação caíram. Mas, em contrapartida, os gastos com saúde aumentaram.

    “Essa questão [da obrigação de 25% do orçamento em educação] é um exemplo do que aconteceu em 2020. Nosso pacto federativo não funcionou. Municípios pequenos foram compensados e alguns mais do que compensados, no meio desta crise, principalmente aqueles que sobrevivem com FPM [Fundo de Participação dos Municípios]. Os médios e grandes, não tiveram o mesmo tratamento, justamente por isso estamos passando por essa crise financeira”, falou na última sexta-feira, 14, o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), durante a reunião preparatória da FNP para o encontro com os presidentes do Legislativo federal.

    Demais temas

    Além de levar as preocupações dos gestores municipais com a possibilidade do não cumprimento dos 25% de recursos que devem ser aplicados em educação, a pauta apresentada pediu, ainda, que o Congresso Nacional aprove o Projeto de Lei (PL) 334/20 que institui o Regime Especial de Emergência para o Transporte Coletivo Urbano e Metropolitano de Passageiros e prevê o repasse de R$ 4 bilhões para o socorro a empresas de transporte coletivo de passageiros a ser gerido pelas secretárias de Transporte destas cidades.

    Os prefeitos das maiores cidades querem também que as duas Casas legislativas aprovem a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 21/20 que suspende o pagamento de precatórios, assim como a suspensão do recolhimento, por parte das prefeituras, das contribuições previdenciárias junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

    O encontro aconteceu na residência oficial da presidência da Câmara, situada na península dos ministros e localizada no bairro Lago Sul da capital federal. Para evitar a propagação do novo coronavírus, a comitiva da FNP foi formada apenas pelos prefeitos de Campinas (SP), Jonas Donizette (PSB), presidente da entidade; de Macapá (AP), Clécio Luís (Rede); de Salvador (BA), ACM Neto (DEM); e de Teresina (PI), Firmino Filho; todos vice-presidentes da Frente.

    (por Humberto Azevedo, especial para a Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)


Vídeos
publicidade